Cidades São Sebastião

Dia Mundial de Conscientização do Autismo traz programação repleta de atividades

Tamoios News
Foto: PMSS

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), preparou programação cheia de atividades no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta -segunda-feira (2).

Haverá Oficina de Pipas e Garrafas da Calma, na Costa Sul e na Região Central, além de um seminário com palestras. A programação começará às 10h e segue durante todo o dia.

Nos Centros de Reabilitação, incluindo o da Topolândia, na Região Central, e de Boiçucanga, na Costa Sul, são atendidas cerca de 50 pessoas com autismo. Além destes, existem os que são atendidos pela APAE e muitos inclusos na rede municipal de ensino.

“É assim, trabalhando na construção de pontes, para melhor compreender e conviver com os autistas que a SEPEDI e a SEDUC estão juntas nesta ação, alcançando o objetivo da prefeitura de São Sebastião, construindo uma cidade realmente para todos”, disse o Secretário da pasta, Ercílio de Souza.

Em 2008, o dia 2 de abril foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como do “Dia do Autismo”, com a intenção de difundir informações sobre este transtorno e de eliminar o preconceito.

De acordo com a SEPEDI, o número de diagnósticos de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem aumentado significativamente, e a rede municipal tem uma atenção muito especial para estes casos, desde o diagnóstico até formas de intervenção e acompanhamento.

Programação Especial – O Projeto “Dias de Conscientização”, da SEPEDI, prevê uma ação específica para as pessoas com deficiência. No caso do autismo, foi planejado uma oficina de pipas e de garrafas da calma, considerando as disfunções sensoriais que a maioria dos autistas apresenta, aliadas às possibilidades de interação entre eles, as famílias e os profissionais.

Já as palestras, fazem parte do “II Seminário Municipal da Pessoa Com TEA”, que visa promover informação, capacitação e conhecimento para aqueles que convivem na família ou que trabalham com quem tem autismo. É especialmente voltada para os profissionais da Educação e da Saúde.

Desde o ano passado, quando aconteceu a primeira edição do Seminário, organizado em parceria com a Secretaria da Educação (SEDUC), o evento teve repercussão muito positiva na cidade. Em 2017 ele aconteceu no decorrer da Semana da Pessoa com Deficiência. A SEPEDI informou que este ano, será realizado no dia destinado mundialmente à Conscientização do Autismo, com o objetivo de dar maior destaque à data.

Por meio da equipe de Educação Especial e Inclusiva da SEDUC, junto à equipe da SEPEDI, a realização do II Seminário Municipal da Pessoa com TEA terá palestra com o tema “Integração Sensorial da Pessoa com TEA”, ministrada pela terapeuta ocupacional Claudia Schmidt, e a palestra “Considerações sobre Aprendizagem e Inclusão Escolar de Indivíduos com TEA”, dada pela psicóloga Lília Maíse de Jorge.

Serviço: As oficinas serão realizadas a partir das 14h, no campo de futebol localizado na Rua Emídio Orceli, 220, no bairro Varadouro, na Região Central; e no Espaço de Festa, localizado na Rua Cambucaeiro, 277, na Estrada do Cascalho, em Boiçucanga, na Costa Sul, a partir das 10h da manhã.  Já o Seminário acontecerá às 19h, no Hotel Recanto dos Pássaros, localizado na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 822, no Centro.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.