Cultura São Sebastião

Espetáculo “Coisa Pequena” chega à São Sebastião nesta sexta-feira

Tamoios News
Foto: Divulgação

São Sebastião recebe apresentação gratuita do Corpo de Baile de Caraguatatuba. Com acesso gratuito, o espetáculo de dança contemporânea “Coisa Pequena” chega às Praças do Coreto e do Bairro São Francisco.

O Corpo de Baile de Caraguatatuba atua há 22 anos pela qualificação artística, produção, pesquisa, reflexão e fomento da dança. O Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado reconhece sua excelência e apoia a circulação do espetáculo Coisa Pequena.

Dia 19 de agosto, o grupo apresenta-se em São Sebastião, às 13 horas na Praça do Coreto e às 20 horas na Praça do Bairro São Francisco.

O projeto “Coisa Pequena” se propôs a pesquisa, concepção e temporada do trabalho inspirado nos textos de Manoel de Barros, tendo como mote “O Andarilho”, que exaltou a grandeza dos seres e objetos menos valorizados pela sociedade da máquina, do consumo e do descarte.

O trabalho foi concebido em espaço público (praças), onde a memória das pessoas que transitam por estes locais não só não se separam da história da construção do mesmo como são parte fundamental de sua existência. O olhar para o chão com sua riqueza de detalhes, sem passar despercebido, sem pressa, com cuidado e atenção.

Coisa Pequena propõe uma reflexão sobre o “mito do bom selvagem”, mencionado por Jean Jaques Rousseau, onde acredita que o homem é originalmente bom e inocente, sendo corrompido pela sociedade; com a figura do Andarilho de Manoel de Barros – este homem simples de hábitos rotineiros tão naturais que expressam uma liberdade não apenas social, mas emocional e sentimental.

Assim como o trabalho de Manoel de Barros que não se deu no fluxo, mas sim no recorte, metáforas e imagens, Coisa Pequena prevê este recorte no tempo com inversão dos saberes das pequenas coisas, um contato sensorial com o mundo tátil das coisas.

O Corpo de Baile de Caraguatatuba criado em 2000, participou dos principais festivais de dança do país em seu processo de amadurecimento técnico e artístico, sendo premiado em grande parte deles. Desde 2008, passou a desenvolver um trabalho profissionalizante onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas. Desde então, foi contemplado diversas vezes pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e recebeu a maior honraria para a linguagem da dança, o Prêmio Governador do Estado, em 2017.

SERVIÇO
Apresentação: Espetáculo de Dança “Coisa Pequena”
Data: sexta, 19 de agosto
Valor: apresentação gratuita

Horário: 13 horas
Local: Praça do Coreto

Horário: 20 horas
Local: Praça Lourenço Luvisi (Praça do Convento) – Bairro São Francisco