Cidades São Sebastião

FUNAI quer definir normas para turismo na Aldeia do Rio Silveiras

Tamoios News

A FUNAI( Fundação Nacional do Índio iniciou a discussão para implantar normas para visitação com fins turísticos na Aldeia Guarani do Rio Silveiras, localizada entre os municípios de São Sebastião e Bertioga.

A previsão é de seis meses de discussão para que, em agosto de 2020, o plano elaborado seja encaminhado para aprovação da presidência da Funai.

Na última quinta(7), representantes da FUNAI, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e das prefeituras de São Sebastião e Bertioga, estiveram reunidos na sede do SESC, em Bertioga, para tratar do assunto. Participaram do encontro, associações de monitores, agentes de turismo, secretários de turismo dos municípios e os índios da aldeia.

Representantes da Funai, dos guaranis e das prefeituras participam das discussões

Segundo Márcio José Alvim do Nascimento, Técnico Indigenista da Funai e Chefe da Coordenação da Funai em São Paulo, a Instrução Normativa 03/2015, de 11 de junho de 2015, que estabelece normas e diretrizes relativas às atividades de visitação para fins turísticos em terras indígenas vai regularizar o plano de visitação turística.

“Nós estamos trabalhando especificamente com cada terra indígena, ou seja, cada uma terá um plano de visitação. A elaboração desse plano de turismo vai ocorrer conjuntamente entre os governos, federal, estadual e municipal. afirmou Nascimento.

Ainda de acordo com Nascimento, “a Funai apoia a elaboração e fiscalização dessa atividade, mas quem tem autonomia, quem vai gerenciar é a comunidade indígena”, concluiu.

O índio Denílson Karai, professor da Aldeia Rio Silveiras, disse que a oficina foi muito produtiva. “É mais uma fonte de renda para as famílias indígenas. Turismo tem tudo haver com educação, isto significa que vamos nos organizar para receber os turistas adequadamente. Esse trabalho envolvendo os governos, federal, estadual e municipal, vai nos ajudar muito mais, tanto que a Prefeitura de São Sebastião, já nos auxilia. Tivemos recentemente a reforma do Posto de Saúde”, citou Karai.

“Temos que ter limites e regramento. Esse encontro foi importante para que possamos nos organizar, buscando recursos para um turismo estruturado”, finalizou a funcionária pública municipal, Solange Maria Cavinati dos Santos, representante da Secretaria de Turismo de São Sebastião.

Aldeia

Guaranis do Rio Silveiras

As terras indígenas Rio Silveira ocupam 948 hectares e estão localizadas na divisa dos municípios de Bertioga e São Sebastião, em área adjacente ao Parque. O local abriga cerca de 120 famílias da etnia tupi-guarani na aldeia Rio Silveiras, um local repleto de natureza, história e cultura. Disposta entre as cabeceiras do Rio Silveiras e do Ribeirão Vermelho, a Reserva tem a sua localização a, aproximadamente, 1,5 km da Praia de Boracéia. As moradias são construídas tradicionalmente de pau-a-pique ou madeira. A aldeia conta com uma escola para atendimento às crianças indígenas. Preservando sua cultura e língua materna, os nativos promovem danças, músicas e culinária típica.