Cidades São Sebastião

IG recomenda interdição de quatro casas e monitoramento constante no Itatinga

Tamoios News
IG e Defesa Civil vistoriam Itatinga

Um laudo feito esta semana pelo Instituto Geológico(IG) apontou que o Morro do Itatinga é identificado como área de risco no Plano Municipal de Redução de Risco, realizado pelo IPT, em 2018.

Segundo o documento, os problemas no local acontecem desde 2013, quando ocorreu escorregamento de terra, de encosta e tombamento de árvores, formando cicatrizes no morro e acúmulo de material.

Como medidas imediatas de prevenção, os técnicos sugerem manter a interdição preventiva de quatro casas e realizar o monitoramento contínuo do morro para verificar se há indicação de instabilidade do terreno, como trincas e degraus de abatimento.

Também sugeriram o monitoramento constante do emboque da drenagem, pois o material acumulado pode interromper o fluxo das águas e provocar, com isso, enxurradas e alagamentos nas moradias.

Em curto e médio prazo, a realização de um estudo, com profissionais habilitados, visando à captação e o disciplinamento das águas pluviais, além da estabilização e contenção das terras e materiais acumulados.

O laudo foi encaminhado à Câmara, pela Defesa Civil, atendendo uma solicitação do presidente da casa, vereador Teimoso Campos.

O laudo foi encaminhado para a Câmara no dia 28 de fevereiro. Teimoso gostaria de apresentar o documento na audiência pública do Plano Diretor realizada nesta quinta-feira(5), mas os organizadores entenderam que não seria o momento adequado.