Cultura São Sebastião

São Sebastião será o palco de diversas atividades culturais importantes neste próximo semestre

Circuito Sesc de Artes / Foto: Divulgação

Prefeitura de São Sebastião celebra parcerias para realização de importantes projetos culturais no município

O município de São Sebastião foi selecionado em diversos editais para sediar atividades de fomento à cultura no segundo semestre de 2022, oferecendo aos munícipes e visitantes acesso à cultura gratuitamente.

Circuito Sesc de Artes 2022

O Circuito Sesc de Artes, realizado pelo Sesc São Paulo, acontecerá no dia 20 de agosto, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass) e da Secretaria de Turismo (SETUR) e trará para o município atividades e apresentações de circo, dança, teatro, música, cinema, tecnologias e artes, literatura e artes visuais, com atrações totalmente gratuitas e livres para todas as idades.

Viagem Literária

A partir de agosto, o município também sediará o programa Viagem Literária 2022, realizado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Ao todo, foram recebidas 119 inscrições de todas as regiões do Estado.

O programa tem o objetivo de garantir aos cidadãos o direito à biblioteca e fazer com que cada uma tenha relação significativa com seus territórios e suas comunidades.

A participação da cidade no programa vai incluir ações de incentivo à leitura e à biblioteca, como contação de histórias, encontro com escritores, oficinas, entre outros eventos presenciais e/ou virtuais a serem realizados na Biblioteca Municipal “Álvaro Doria Orselli – Seu Alvinho”, mantida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass). A “Viagem Literária” tem o intuito de valorizar e dar protagonismo às bibliotecas públicas; aumentar a visibilidade e atrair novos públicos para usufruir dos programas e serviços especializados e gratuitos das bibliotecas públicas; além de incentivar a desenvolverem programação cultural local vibrante e rica em conteúdo.

Virada SP

Nos dias 17 e 18 de setembro, a cidade será palco da Virada SP, uma maratona cultural realizada na virada de um dia para o outro, com apresentações de linguagens variadas, executadas por artistas e grupos de relevância no cenário cultural local, regional, nacional e internacional. Apenas 22 municípios de todo o Estado de São Paulo foram contemplados para a Virada SP. Cada selecionado será automaticamente reconhecido como Capital Cultural e integrará a Rede de Capitais Culturais do Estado de São Paulo.

Ciclo de Cultura Tradicional

No dia 8 de outubro, São Sebastião receberá o Ciclo de Cultura Tradicional, um espaço de troca, preservação, renovação e expansão de novas conexões entre pensadores, pesquisadores, mestres e agentes de tradições e culturas populares. Desde 2014, o Ciclo percorre o interior paulista promovendo discussões sobre as culturas caipira, caiçara e indígena, tradições afro-brasileiras e religiosidade e cultura popular, transformando o estado em ambiente de reflexão sobre o universo das culturas populares.

A ação será realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais e pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundass.

Fonte: Departamento de Cultura FUNDASS / PMSS