Cidades Eleições 2020 Ubatuba

Sete candidatos a prefeito de Ubatuba participam de debate às vésperas das eleições

Tamoios News
Foto: Renata Takahashi / Tamoios News

Nesta quinta-feira (12), a Associação Coaquira de Guias de Turismo, Monitores e Condutores de Ubatuba realizou um debate com os candidatos a prefeito do município.

O evento aconteceu no auditório do Aquário de Ubatuba, com a presença dos candidatos, assessores e associados da Coaquira que trabalharam na organização do debate. O público pôde acompanhar ao vivo pela internet. Em alguns momentos a transmissão enfrentou problemas, mas seguiu sendo acompanhada por muitos internautas.

Dos catorze candidatos, oito haviam confirmado presença: Maurício Moromizato (PT), Anderson Tato do Mercado (PTB), Ednelson Prado (REDE), Claudinei Salgado (PSC), Flávia Pascoal (PL), Pedrão da Guivale (PMN), Marcelo Mungioli (PSOL) e Gady Gonzalez (PATRIOTA). Mas Flávia não compareceu e o debate foi realizado com apenas sete candidatos.

Em nota, a assessoria dela justificou que “em função das chuvas que prejudicaram sua agenda nesta reta final da campanha”, Flávia não pôde participar. “Sinto muito não poder participar do debate, que é tão importante no processo democrático, mas tenho que cumprir a agenda de compromissos que havia sido programada com antecedência, em respeito aos moradores de Ubatuba”, declarou Flávia.

Por volta das 18h15, o candidato do PSOL passou mal durante sua fala e o debate foi interrompido. Durante esta pausa, o candidato Pedrão da Guivale deixou o evento. Por volta das 18h40 o Samu chegou e levou Marcelo para ser atendido na Santa Casa. O evento foi retomado às 18h45, agora com cinco candidatos, sem Marcelo e sem Pedrão.

Por conta dos imprevistos, o planejamento do debate foi reconfigurado, sofrendo alterações nos blocos. Assim, não houve o momento em que candidatos fariam perguntas entre si. Sem os confrontos, o evento não foi marcado por críticas entre os candidatos presentes. Os alvos foram os candidatos ausentes, principalmente o prefeito que concorre à reeleição Délcio Sato (PSD) e a candidata Flávia Pascoal.

Último bloco

Depois do imprevisto com Marcelo, caminhando para o encerramento do evento, a Associação Coaquira fez uma pergunta direcionada a todos, sobre infraestrutura em comunidades tradicionais, sobre a Fundart e a cultura do município.

Após as respostas, a Associação Coaquira fez a leitura de um termo de compromisso e propôs aos candidatos que assinassem o documento. Todos os candidatos ainda presentes aceitaram assinar. O termo registra o compromisso dos signatários, caso eleitos, de elaborar políticas públicas que visem ordenar as atividades humanas buscando compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com o equilíbrio ecológico e a qualidade ambiental em Ubatuba.

Foto: Renata Takahashi / Tamoios News

Entre os dez princípios norteadores do termo, há menção ao saneamento básico, sustentabilidade, participação popular, preservação da mata atlântica, ordenamento do turismo, fomento ao ecoturismo e ao turismo de base comunitária, atuação da Comtur, conselhos municipais, educação ambiental, entre outros temas.

Em seguida, para encerrar, a Associação Coaquira pediu que os candidatos definissem em 5 palavras seus planos de gestão para Ubatuba e que mencionassem um nome que os inspira ideologicamente.

Quem perdeu a transmissão ao vivo, pode assistir às gravações nas páginas da Associação Coaquira no Facebook e no Instagram.