Cidades Geral

Setor de Auditoria da Sabesp recebe certificação máxima de nível internacional

Tamoios News

Sabesp recebe, pela 2ª vez, principal certificação internacional na área de auditoria. Certificado QA reconhece alto padrão de qualidade nos trabalhos de auditoria interna.

A Sabesp obteve, pela segunda vez, um dos mais importantes reconhecimentos internacionais na área de governança: o Quality Assessment (QA), certificação máxima na área de auditoria interna em nível mundial.

A distinção foi concedida à Superintendência de Auditoria pelo The Institute of Internal Auditors (The IIA), representado no país pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil). A entrega ocorreu nesta terça-feira (28) na sede administrativa da Sabesp, em Pinheiros.

O certificado em QA é um reconhecimento do IIA às auditorias internas que adotam altos padrões de qualidade em seus trabalhos, de acordo com as Normas Internacionais para a Prática de Auditoria Interna. Atualmente, no Brasil, há apenas 28 empresas com essa chancela, entre elas: B3, EDP Energia, Vivo, Oi, Itaú, Bradesco e Santander.

“O reconhecimento é merecedor pelo trabalho executado pela nossa equipe de auditoria. Entendemos que uma empresa como a nossa tem desafios maiores ainda do que as companhias privadas. Temos uma série de controles para realizarmos nos processos de auditoria. Então, é o cuidado, a dedicação e a competência que a equipe de auditoria demonstra e é merecedora por esse prêmio”, disse o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga.

O certificado tem validade de cinco anos e, para a sua manutenção, as auditorias internas devem submeter seus processos à avaliação do IIA Brasil dentro desse prazo. De acordo com Alexandre Rodrigues, superintendente de Auditoria da Sabesp, comparada às análises realizadas em 2016, quando a Companhia obteve o QA pela primeira vez, a nova avaliação foi ainda mais rigorosa e cobrou avanços nos processos internos da auditoria.

Entre os últimos investimentos nas práticas de governança corporativa da Sabesp estão a readequação do formato dos relatórios de auditoria, aprimoramento e detalhamento das análises que ocorrem antes do início dos trabalhos e complementações adicionais realizadas no processo de elaboração do Plano Anual de Trabalho da Auditoria, um processo que teve duração de três meses até sua finalização.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sabesp