Cidades Notícias Ubatuba

Trilha do Pico do Corcovado em Ubatuba continua com visitação suspensa

Tamoios News

A trilha de subida ao Pico do Corcovado, com saída a partir do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar, em Ubatuba, encontra-se fechada para visitantes. Segundo a Fundação Florestal (FF), o motivo é “a reforma que estava acontecendo para conter erosões e pelas chuvas que assolaram Ubatuba”. A FF afirma que está trabalhando na reabertura do atrativo, com reunião agendada entre os operadores para o alinhamento da retomada das atividades.

Do cume do Pico do Corcovado, a 1.168 metros de altitude, é possível avistar boa parte das cidades do Vale do Paraíba e do litoral norte de São Paulo, como Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião, além de outros picos remotos da Serra da Mantiqueira, como o Pico das Agulhas.

Para fazer a trilha, é obrigatório o agendamento prévio. Segundo o Guia de Áreas Protegidas, o percurso tem nível de dificuldade difícil, com extensão de 5 a 6 km e duração de 5h30 a 6h de caminhada por dentro da mata de altitude ou nebular em ótimo estado de conservação. Alguns grupos optam por pernoitar no Pico e pegar a trilha de volta no dia seguinte, o que não é permitido durante o período de chuvas (novembro a março de cada ano).