Cidades Ubatuba

Turistas são autuados após percorrerem trilha sem autorização da Fundação Florestal

Tamoios News
Turistas ficaram 12 horas perdidos na mata em Ubatuba

Os turistas Mauro, de 56 anos, seu filho Cauê, de 28 anos, ambos de São Paulo e Victor, de 24 anos, do interior do estado, chegaram às 16 horas desta sexta(1º), na base da Associação Coaquira, no bairro do Pico do Corcovado, em Ubatuba, após ficarem 12 horas perdidos na mata.

Os três foram autuados pela Fundação Florestal por percorrerem a trilha do Pico do Corcovado, sem autorização da Fundação e  sem o auxílio de guias da Associação Coaquira, credenciada para realizar o passeio até alto da montanha, que tem 1.160 metros de altura.

Eles também desrespeitaram o decreto da quarentena imposta pelo estado e prefeitura devido a pandemia de coronavírus. Em Ubatuba, o acesso as praias e pontos turísticos está proibido. Não foi informado se eles poderão ser penalizados por isso.

Trilha

A trilha é considerada de difícil acesso pela Associação Coaquira de Guias, Monitores e Condutores, unica entidade credenciada para promover o passeio até o local. Para chegar até o cume da montanha são necessárias cinco horas de caminhada. Para descer, cerca de quatro horas.

Em fevereiro deste ano, três turistas foram também resgatados pelos bombeiros e pela Associação após ficarem perdidos na mesma trilha por cerca de 12 horas. Os turistas foram resgatados são e salvos naquela ocasião.

12 horas perdidos

Perdidos na trilha, turistas usaram celular para pedir socorro aos bombeiros

Mauro, seu filho Cauê e o amigo dele, Victor pegaram a trilha às 6 horas da manhã de ontem. Por volta das 16 horas, após constatarem que haviam se perdido, entraram em contato através do celular com os bombeiros de Ubatuba.

Um equipe dos bombeiros, com a ajuda de índios da aldeia Renascer, começaram as buscas por volta das 17 horas de ontem.  Quando escureceu, suspenderam as buscas e retornaram até a cidade.

Na manhã desta sexta(1º), uma outra equipe dos bombeiros, com apoio da Defesa Civil de Ubatuba e da Associação Coaquira, retornaram às buscas aos três turistas perdidos na mata.

Os três foram localizados às 11 horas. Estavam a 560 metros de altura, ainda bem longe do cume da montanha. Segundo os bombeiros, todos estavam bem. Iniciaram a descida da trilha e chegaram até a base, que fica próxima ao campo de futebol do bairro do Pico do Corcovado, às 16 horas.

A gestora do Parque Estadual de Picinguaba, responsável pela fiscalização na área de parque onde fica a trilha do Puco do Corcovado, aguardava os três turistas, que foram notificados por percorrerem a trilha sem autorização da Fundação e sem ajuda dos guias da Associação Coaquira. O valor da multa não foi possível apurar.