Cidades Ubatuba

Após ‘boom’ de praias poluídas em Ubatuba, moradores cobram prefeitura e Sabesp

Tamoios News
Foto: Luis Arruda

No final da tarde de ontem, quarta-feira (18/05), um grupo de moradores de Ubatuba se reuniu em frente à prefeitura e realizou uma manifestação com cartazes pedindo saneamento básico.

O protesto foi marcado após a divulgação de um boletim de balneabilidade da Cetesb no início deste mês, que apontou 13 praias como impróprias para banho: Itamambuca, Vermelha do Norte, Perequê-Açú, Iperoig, Itaguá, Enseada, Santa Rita, Perequê-Mirim, Lázaro, Domingas Dias, Dura, Lagoinha e Maranduba, além do rio Itamambuca.

O “boom” de praias poluídas em Ubatuba, incluindo locais que não costumam receber bandeira vermelha, gerou revolta na população nas redes sociais e resultou no ato presencial de hoje.

Exibindo cartazes com a frase “Ubatuba pede socorro”, tendo o “s” escrito como no símbolo da logomarca da Sabesp, o grupo fez uma provocação à prefeitura e à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, para que ajam com urgência em relação à poluição das praias. Um senhor exibiu um cartaz diferente, mas seguindo a mesma toada, com a frase “Ubatuba é linda, pena que fede”.

O presidente da Associação dos Moradores do Perequê-Açú (AMPA), Rui Alves Grilo, disse que está preocupado com a construção de novos prédios no bairro, que vai aumentar a geração de esgoto sem que haja saneamento básico. “Eu acho que deveria ter mais gente aqui no protesto. Investir em saneamento é investir em saúde. A prefeitura não deveria aceitar esses prazos tão longos da Sabesp. Temos que pressionar a Sabesp, ela tem lucro, usa a água de Ubatuba que precisa de pouco tratamento e não dá o retorno que precisamos”, opinou Rui Grilo.

A ambientalista Jaqueline Tupinambá, advogada do grupo Tamoio de Ubatuba, disse que é preocupante a poluição das águas dos rios e praias do município. “A gente veio fazer esse protesto aqui na prefeitura para conseguir que a Sabesp melhore os prazos, faça saneamento básico na cidade inteira, são muitas praias com bandeira vermelha, a gente não pode deixar isso acontecer com Ubatuba”, afirmou a advogada.

Foto: Tamoios News

Além de pressionar a Sabesp a contemplar o maior número de bairros com coleta e tratamento de esgoto, ela lembra que é preciso resolver outras questões que também contaminam a água, como a gestão do lixo. Ubatuba até hoje não implementou a coleta seletiva de resíduos sólidos, por exemplo. “A gente tem que ter um olhar amplo pro meio ambiente. Não sou contra cobrar a Taxa de Preservação Ambiental, desde que a população veja o retorno disso”, defendeu Jaqueline.

A moradora de Ubatuba Elidiana Keche, do grupo Tamoio de Ubatuba, disse que não é possível normalizar a poluição das águas. “Essa manifestação é focada na balneabilidade das praias, a gente viu muitas praias ficando impróprias, como Perequê-Açú e Enseada, que recebem muitos turistas e são o ganha-pão de muitos moradores. Isso é inaceitável. Até quando a gente vai ver esgoto despejado nos rios e indo pras praias, deixando os banhistas sujeitos a infecções, doenças de pele, viroses? Não podemos normalizar”, afirmou Lidi.

O que diz a Sabesp

Questionada sobre a manifestação dos moradores, a Sabesp enviou a seguinte nota:

“A Sabesp informa que todo o esgoto coletado é tratado e destaca que a poluição de cursos d’água é decorrente de vários fatores. Entre eles, há o crescimento desordenado do município em áreas que não passaram ainda por processo de regularização fundiária, o que significa que imóveis sem saneamento básico que não utilizam solução como fossa séptica podem estar contaminando rios e consequentemente as praias, com despejo irregular de esgoto sem tratamento. Outras situações que podem agravar o problema estão relacionadas à poluição difusa e sistemas de drenagem inadequados.”

Prefeitura

A prefeitura de Ubatuba não comentou o protesto até o fechamento desta matéria.

Por Renata Takahashi