Saúde Ubatuba

Moradores da Fortaleza em Ubatuba pedem permanência do posto de saúde no bairro

Tamoios News

A Secretaria de Saúde garante que o posto não será fechado e que se houver mudança de endereço, será dentro do mesmo bairro.

Moradores da Fortaleza, na região sul de Ubatuba, lutam pela permanência da Unidade de Saúde da Família no bairro, localizado a mais de 20 quilômetros do centro. Este mês, foi protocolado na prefeitura um abaixo-assinado com quase 800 assinaturas, pedindo que o posto continue funcionando no bairro. Na semana passada, durante a I Conferência das Comunidades Tradicionais de Ubatuba, esse pedido foi reiterado.

Há anos a Unidade de Saúde funciona em local alugado, no endereço Rua Projetada, número 223, Praia da Fortaleza. O proprietário, porém, tem pedido o imóvel de volta pois afirma que a prefeitura não realiza as devidas manutenções e paga um valor muito baixo pelo aluguel. No último ano, o valor pago pela locação do imóvel foi de R$ 1.190,58 mensais.

Conforme o texto do abaixo-assinado, o risco de fechamento do posto seria devido à falta de um novo espaço de locação. O contrato mais recente disponível no portal da transparência vence no próximo dia 3 de julho, mas o proprietário informou que deve renovar com a prefeitura por mais 6 meses até que um novo local para a mudança do posto esteja pronto.

Além de atender os moradores da Fortaleza, o posto também atende a comunidade do Bonete. Segundo o abaixo-assinado, “a localização, a dificuldade de acesso/saída e o enorme afluxo de turistas expõem os seus integrantes e todos os turistas que visitam o local a risco, pela ausência de um aparelho de saúde que esteja em condições mínimas de prestar os primeiros socorros, em casos de acidentes ou eventos que possam e devam ser atendidos de forma pronta. O fechamento do Posto de Saúde coloca essas comunidades em situação de ainda maior risco e desamparo”.

A Secretaria de Saúde garante que não há nenhuma possibilidade de fechamento do posto de saúde da Fortaleza. “O que a pasta está estudando é a provável mudança de endereço da unidade para melhor atender a população, já que o contrato do imóvel vence no mês de dezembro. A secretaria ressalta que se houver a mudança de prédio, ela ocorrerá dentro do mesmo bairro, para não prejudicar os munícipes, e que não há nenhuma hipótese de fechamento da unidade”, afirma a prefeitura em nota enviada ao portal Tamoios News.

Por Renata Takahashi / Portal Tamoios News