Cidades Educação

Vestibular das ETECS será neste domingo (3/7), confira as orientações

Tamoios News

Vestibulinho: prepare-se para fazer a prova com tranquilidade. O exame para o processo seletivo das Etecs, do segundo semestre, será realizado no próximo domingo (3), a partir das 13h30 e terá quatro horas de duração.

A divulgação do gabarito sai no dia 7 de julho

Faltam poucos dias para o Vestibulinho. É hora de respirar fundo, manter a calma e revisar as instruções para fazer a prova com tranquilidade e sem imprevistos. Os testes para o processo seletivo do segundo semestre serão realizados no domingo (3), a partir das 13h30, com duração de quatro horas.

O gabarito será divulgado no dia 7 de julho. Os locais em que os candidatos farão a prova para ingresso nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) serão divulgados amanhã (30), pelo site.

Para não passar sufoco no dia do exame, quem vai concorrer deve ficar atento às seguintes informações:

  • Os portões dos locais de prova serão abertões às 12h30 e fechados às 13h30. Após o fechamento do portão, não será permitida a entrada de nenhum candidato;
  • O candidato deverá permanecer na sala de prova até, no mínimo, as 15h30. Após esse horário será possível deixar o local e levar consigo o caderno de questões;
  • É preciso levar uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua;
  • É imprescindível levar um documento de identidade original com foto, em boas condições de visibilidade para conferência dos dados;
  • É proibido usar calculadora, computador, telefone celular e outros aparelhos eletrônicos durante a prova. Todos os equipamentos devem permanecer desligado(s) nas dependências do prédio;
  • Não é permitido o uso de chapéu, boné, lenço, gorro, óculos escuros, corretivo líquido/fita ou quaisquer outros materiais, incluindo papéis, estranhos à prova;
  • É proibido portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. O participante que possuir autorização para porte de arma de fogo deverá deixar a arma junto à coordenação do local de aplicação, antes do início da prova;
  • É proibida a permanência de pessoas estranhas e acompanhantes de candidatos dentro do prédio e nos pátios dos locais de prova.

Vale ressaltar que não cumprir as normas que regem o Vestibulinho das Etecs implica em sanções legais e desclassifica o candidato.

Os exames para Cursos Técnicos são formados por 50 questões-teste, contendo cinco alternativas, das quais apenas uma resposta é a correta.

O conhecimento testado é baseado nas competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Cada questão vale um ponto.

Valores e ações que contribuem para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza também são avaliados.

Para concorrer ao cadastro de reserva para Vagas Remanescentes do segundo módulo, o candidato realizará uma prova com 30 questões-teste, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências profissionais do primeiro módulo da habilitação escolhida.

Cada questão vale um ponto. O candidato será considerado classificado no cadastro de reserva alcançando resultado igual ou superior a 16 questões corretas.

A prova para concorrer a uma vaga de Especialização Técnica será composta de 30 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências específicas de aprendizagem na habilitação técnica da formação do candidato.

A exceção é para os candidatos ao curso de Gestão de Projetos – Online, que serão avaliados com um teste de 15 questões relacionadas às competências de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, e outras 15 questões relacionadas às competências de Matemática do Ensino Médio.

A nota final de classificação no exame para o curso de Especialização será obtida pelo total de questões acertadas. Cada questão vale um ponto.

No site do Vestibulinho e do Centro Paula Souza é possível ter acesso a provas e gabaritos dos anos anteriores. Mais informações podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet.

O cronograma completo do Vestibulinho das Etecs do segundo semestre de 2022 pode ser consultado aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa Centro Paula Souza