Caraguatatuba Cidades

Vídeo: Polícia Ambiental encerra Operação Guará-Vermelho

Tamoios News

Em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, que acontece no dia 26 de julho de 2020, o Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo desencadeou nesta data (22), a Operação Guará-Vermelho, em todo litoral de São Paulo.

As Companhias de Polícia Militar Ambiental Marítima e Terrestre do 3° BPAmb, participaram da operação durante todo o dia. As ações de proteção se iniciaram no começo da manhã e tiveram seu término no início da noite, realizando Policiamento Ostensivo Náutico por todas as áreas de mangue do litoral de São Paulo, utilizando lanchas-patrulha nos rios da região, bem como viaturas por terra, com intuito de coibir a pesca ilegal e predatória de espécies como o Caranguejo-Uçá, Caranguejo Guaiamum, Siri-Azul, entre outros, bem como o descarte de lixo nas comunidades (palafitas) em áreas de mangue, além de coibir e reter as invasões nestas áreas, preservando a fauna e flora deste tão importante ecossistema.

É sabido que o desenvolvimento NÃO sustentável e as invasões desenfreadas causam grande pressão e degradação nos manguezais, dessa forma e em consonância com o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista as equipes atuaram em conjunto nestas ações de proteção ao manguezal.

Ao final do dia, a Operação resultou na apreensão de 01 embarcação, 01 motor de popa e 01 rede de pesca com 300 metros de comprimento. Na ocasião foram constatados 06 crimes ambientais e lavradas as devidas autuações, 08 vistorias ambientais, R$ 5783,40 em multas, 3.030 metros quadrados de área autuadas e embargadas por invasão em área de mangue, 15 quilos de lixos retirados dos manguezais, durante as 15 horas de navegação, 50 pessoas orientadas quando a infrações e crimes ambientais, bem como sobre a prevenção ao Covid-19.