Caraguatatuba Cidades

Vídeos: As músicas (e poemas) que homenageiam Caraguá

Tamoios News
Caraguatatuba registra 1.404 casos e 59 mortes Foto:Cláudio Gomes/ PMC

Por Salim Burihan

O Tamoios News presta mais uma homenagem aos 163 anos de Caraguatatuba, desta vez, apresentando as músicas e poemas que homenageiam a cidade. Confira:

Taty Maleski 

O lançamento da música “Pedacinho do Céu” de autoria de Taty Maleski e Vitor foi uma grata surpresa do verão 2017. Taty é uma das melhores cantoras de MPB de nossa região. Sagrou-se também como compositora ao lado do Vitor, seu leal parceiro, na música e na vida. A música agradou todo mundo e ganhou destaques nas redes sociais. A composição tem tudo para ficar gravada na história da cidade, assim como outras composições feitas ao longo dos anos.   Confira o vídeo:

Caraguá é lembrada nos versos e nas composições de muita gente. Uma das mais belas é sem dúvida nenhuma o hino da cidade, feito em 1965, de autoria de Renato Navarro Magalhães (letra) e maestro Heitor de Carvalho(música). “Caraguatatuba bonita, esplendor de beleza rara! Caraguatatuba onde o habita o cortes e gentil caiçara.” .

“Caraguatatuba bonita Esplendor de beleza rara Caraguatatuba onde habita O cortês e gentil caiçara. Nas fímbrias da serra que os céus se levanta. À margem formosa de imensa baía. Se estende uma terra que os olhos encanta. A terra onde as praias têm mais alegria. Se sois dentre as jóias a mais reluzente. Se dentre as cidades vós tendes mais vida. Então não sois obra divina somente. Sois obra de Deus pelos homens polida. Refrão Oh terra, vós tendes um mar cristalino. Que tanto vos beija em carícias de irmão que traz ondulante um murmúrio divino. O suave murmúrio de Deus na amplidão. Vós tendes na frente uma ilha gigante que às nuvens se lança a perder-se de vista A exemplo da ilha erguei-vos vibrante E glória sereis brasileira e paulista.”

Renato Navarro Magalhães

Renato, falecido em 2004, é considerado o maior poeta caraguatatubense. Deixou outros poemas maravilhosos, entre eles,  “No Alto da Serra”, escrito em setembro de 2001. Renato compôs o poema no período em que fazia viagens constantes para a capital paulista onde ia fazer tratamento médico. Cansado e, às vezes, debilitado pelo tratamento, Renato só ficava feliz quando o carro em que viajava, no retorno da capital, chegava ao alto da serra. É que, dali, lá do alto, ele podia avistar Caraguatatuba.

O poema “No Alto da Serra” é dos mais lindos e muito profundo. Quem o conhece, não tem como não se emocionar…O poema começa assim:

“Por mais vezes que eu suba. Esta serra verdejante, Ao ver Caraguatatuba, Lá de cima, do mirante, Quanta saudade me dá! Indo embora, em meu caminho,

Meu corpo segue sozinho, Minh´alma volta pra lá”.

Zé Rodrigues, o seresteiro

Ainda na décadas de 60/70, um outro músico, o José Rodrigues da Silva, o “Nego Gato”, violeiro e compositor de mão cheia, conhecido como “Zé Rodrigues” , baiano de “Olendina”, radicado em Caraguá desde 1952, animava as noitadas na cidade, apesar de trabalhar na construção civil.

Entre as composições mais conhecidas estão a marchinha de carnaval, que embalava os bailes do Náutico Clube das Palmeiras, conhecida como “Borrachudo”( “ Eu queira ter nascido em Caraguá, nem que fosse pernilongo ou borrachudo….). Outra marchinha de sucesso na época “Me leva, meu bem me leva…Me leva para Caraguatatuba…Eu vou divertir no Náutico…Nem que seja com chuva…. A sua música mais conhecida, no entanto,  foi feita a partir de um poema escrito pelo corretor Davi Salamene: “18 de março”, cuja letra falava da catástrofe que atingiu a cidade no dia 18 de março de 1967, uma das maiores tragédias naturais ocorridas até então no país.

David Salamene, falecido em 2015, aos 81 anos, autor da letra de uma das mais belas homenagens à Caraguatatuba

 A letra: “18 de março chegou…Sem ninguém esperar…O que estava para acontecer…Na cidade de Caraguá…A tristeza tomou conta da cidade…Dessa gente que vivia tão feliz …Hoje toda a humanidade chora…Pedindo a Deus para o dia amanhecer…Chora, chora Brasil…”. Zé Rodrigues morreu em 2007, aos 72 anos de idade. David Salamene morreu em 2015, aos 81 anos.

Confira a música:

Maestro Sérgio Weiss

 

Ainda na década de 60, Caraguá foi lembrada pelo maestro joseense Sérgio Weiss, falecido no ano passado, aos 88 anos de idade. Entre as décadas de 60 e 70, Sérgio Weiss criou dois grupos musicais que animavam os bailes de formatura e aniversários das cidades de toda a região: Biriba Boys e o Brasília Modern Six. A composição  “Caraguatatuba, princesinha do mar, suas praia são lindas, em noite de luar, tem pescadores e lindas sereias, que vivem em suas areias…” letra um açougueiro, o Maurílio Cursino e música de Sérgio.  A música foi uma homenagem de Weiss e Maurílio Cursino para a cidade e tornou-se inesquecível.

Confira a música:

Tom e os Bichos da Costeira.

Na década de 90, um jovem desportista, advogado e músico Everton Luis Ferreira, o Tom Ferreira, filho de dois amantes da boa música Silvio Ferreira e Lucy Ferreira, homenageou a cidade com um reggae de primeira linha. “Caraguá”. Tom era vocalista da banda “Bichos da Costeira”, que sobrevive até hoje, apesar de Tom ter falecido em um acidente na rodovia dos Tamoios, em 1999, aos 27 anos de idade.

Confira a música no vídeo:

Se você descer a serra

Você vai ver

Um lugar tão lindo

Chamado Caraguá

Cheio de cachoeiras e o mar

Um morro tão alto chamado

Santo Antônio

Asa Delta lá em cima dá pra ver

O que tem na frente?

A imensidão do mar azul

Ilha Bela, São ¨Sebá¨

Mata Atlântica, tão cheio de verde 

O povo de lá é barriga verde

Fevereiro, fim de tarde, pôr-do-sol, areia fina

Que canal

No morro da praia Brava há um farol

O povão de Caraguá é o maior astral

Mas se você descer a serra

Você vai ver

Um lugar tão lindo

Graças a Deus eu moro aqui

Cheio de cachoeiras e o mar

Pra quem quiser, ele tá lá, pode surfar

Um morro tão alto…