Cidades Ubatuba

Vídeos: Avanço do mar, nesta quarta-feira(8), causa danos em praias do Litoral Norte

Tamoios News

Por Salim Burihan

A frente fria que passa pela região do Litoral Norte voltou a causar agitação marítima em algumas praias. Na Praia do Estaleiro, em Ubatuba, o mar avançou nesta quarta-feira(8), surpreendendo os moradores, em sua maioria, caiçaras.

Confira as imagens nos vídeos enviados por Agnaldo Oliveira:

Segundo Agnaldo de Oliveira, a preocupação é com o final da tarde quando a ressaca devera ser mais forte e poderá atingir algumas casas.

“Moro a 30 metros da praia e o mar no sábado passado chegou no quintal”, contou. Segundo os caiçaras, as ressacas devem ser mais constantes e mais fortes entre abril e maio.

A Praia do Estaleiro está localizada a 33 Km do Centro de Ubatuba e o acesso é por via secundária de terra batida, na altura do Km 15,3 da Rodovia Rio-Santos.

No fim de semana, a ressaca causou danos na Praia do Massaguaçu, em Caraguatatuba, destruindo muros e estruturas das casas localizadas na orla. Um trecho da rodovia Rio-Santos também foi atingido pela força da maré.

Reveja as imagens do fotógrafo Jules Verne feitas no domingo(5) na praia de Massaguaçu, em Caraguá:

 

Acesso

Os moradores da praia do Estaleiro, em Ubatuba, também decidiram o bloquear a estrada que dá acesso até a praia. No local, não existe casas de veraneio, mas é comum o pessoal trafegar de carro pela praia.

Segundo Oliveira, a cancela foi instalada para impedir a entrada de veranistas,. principalmente, no feriado prolongado.

“As pousadas e chalés estão fechados, mas o pessoal do Vale do Paraíba, insistem em vir para cá apesar da quarentena decretada pelo governo do estado”, comentou.

Confira o vídeo:

Os moradores decidiram construir uma cancela e só permitir a entrada de pessoas que vivem no local. O objetivo é impedir que o Covid-19 chegue até a comunidade.

Várias comunidades isoladas de Ubatuba e Ilhabela proíbem a entrada de visitantes com o mesmo objetivo. No fim de semana, um veranista rompeu o bloqueio na praia de Picinguaba, em Ubatuba, mas acabou sendo expulso da praia pelos caiçaras.