Cidades Ilhabela

Vídeos: Projeto Baleia à Vista registra um tubarão-baleia em Ilhabela

Tamoios News
Tubarão-baleia. anteriormente em |Ilhabela. Imagens feitas pelo cinegrafista Marcos Cara

O Projeto Baleia à Vista registrou a passagem de um tubarão-baleia em Ilhabela na tarde desta segunda-feira(25). O animal nadava próximo a Baia de Castelhano, região norte da Ilha.

As imagens foram feitas pelo cinegrafista Marcos Cara durante a navegação da embarcação Capitão Ximango que contou ainda com o poio na pesquisa de Patrick Pina. Confira o vídeo do tubarão-baleia:

 

 

Segundo Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, que registra há 16 anos a passagem de baleias e animais marinhos pela região, o animal mede cerca de 12 metros de comprimento e foi avistado entre a ponta de Pirassunga e a Baia de Castelhanos, nesta segunda-feira(25).

O Projeto Baleia a Vista está em parceria com a embarcação Capitão Ximango, de São Sebastião, fazendo monitoramento embarcado de baleias. ” Nós do Baleia à Vista, fizemos o roteiro sul e vimos uma baleia de Bryde, adulta, na área do Bonete”, contou Cardoso.

Tubarão-baleia

Cardoso informou que o tubarão-baleia aparentemente se aproxima da costa atrás de cardumes de pequenos peixes.

Em geral, segundo Cardoso, eles mantém uma especie de rota passando por Ilhabela e subindo pelo litoral até o Rio, depois seguem para mar aberto.

Cardoso explica que o tubarão-baleia é’ o maior peixe existente. Segundo ele, o animal é’ super pacifico, não tem dentes e “suga” os cardumes para se alimentar.

O pesquisador informou ainda que trata-se de um animal que nada lentamente. O nome cientifico é “Rhincodon typus” e o tubarão-baleia pode chegar a mais de 10 metros de comprimento e a quase 20 toneladas de peso.

No dia 18 deste mês, foi avistada uma baleia de Bryde na região de Ilhabela. Este tipo de baleia vive e se alimenta na região do Litoral Norte. Este tipo de baleia pode chegar a 15 metros de comprimento e chegar a pesar 20 toneladas.

Segundo Cardoso, são rápidas e normalmente fogem das embarcações. O nome delas é  Nome cientifico Balaenoptera brydey. As imagens feitas por uma piloto de São Sebastião mostra a baleia nadando com seus dois filhotes e realizando um salto espetacular: Reveja o vídeo: