Cidades Coluna

Você já ouvir falar em Transtorno de Somatização? Saiba mais no Momento Pisco

Hoje vou falar sobre: TRANSTORNO DE SOMATIZAÇÃO

O transtorno de somatização, ou também conhecido como doenças psicossomáticas, são alguns distúrbios que podem atingir muito mais pessoas do que imaginamos.

Se trata de sintomas físicos relacionados à doenças que começam na nossa mente, isto é, dores emocionais que se traduzem no nosso corpo.

Muitas pessoas estão acostumadas a achar que o funcionamento psicológico não tem nada a ver com o nosso físico, mas a verdade é que estamos falando de uma conexão muito forte!

Tendo questões internas mal resolvidas, podemos apresentar diversos sintomas pelo nosso corpo.

SINAIS E SINTOMAS DA SOMATIZAÇÃO

Os sinais e sintomas da somatização de sentimentos podem ser muito variados, tanto em quantidade, quanto em intensidade, afinal estamos falando de um transtorno que pode percorrer um espectro muito grande.

Os problemas podem surgir desde pequenas reações rápidas, como ficar vermelho ao sentir vergonha, ou com o coração acelerado ao ficar nervoso e assim por diante, até chegar em pontos mais drásticos, como as dores físicas.

De qualquer forma, existem sintomas mais comuns nas pessoas que costumam somatizar sentimentos e são esses:

– coração acelerado, famosa taquicardia
– dores musculares, principalmente nas costas
– enxaqueca ou dores na cabeça
– manchas na pele ou irritação
– boca ressecada
– enjoo constante
– suor excessivo em diversos lugares

Esses são alguns dos sintomas que precisam gerar alerta nas pessoas, porque em muitos momentos, as pessoas acham que não se trata de nada grave, mas na verdade são conflitos psicológicos que necessitam de certa atenção.

O QUE PROVOCA A SOMATIZAÇÃO?

As causas dessas dores podem vir de lugares que nem consideramos, muitas vezes, como transtornos mais graves (de depressão ou ansiedade) ou de quadros de constante estresse no trabalho ou até mesmo em casa.

Tem dias que nos colocamos pressão demais para realizar as coisas e isso pode nos levar a uma forte exaustão psicológica, sem falar em uma frustração e sentimento de tristeza constantes.

Nada disso é saudável quando o assunto é emocionalidade, mas também já vimos que nosso corpo pode passar a reclamar sobre esses pontos também.

É aí que surgem problemas como a somatização.

COMO A PSICOTERAPIA AJUDA NA SOMATIZAÇÃO

Pacientes que buscam pelo tratamento da somatização precisam receber auxílio psicoterapêutico para conseguirem se estabilizar.

Isso porque suas demandas psicológicas os atrapalham diariamente, interferindo nas suas relações e habilidades sociais, sem falar no problema que as dores psicossomáticas causam.

Ficar indo ao médico sem encontrar resposta alguma pode ser muito frustrante também, sem falar que acaba diminuindo as possibilidades daquela pessoa.

Sendo assim, contar com o auxílio da psicoterapia também vai ajudar essa pessoa a tomar as melhores decisões, contornando suas próprias expectativas e diagnosticando, enfim, o transtorno de somatização.

Marque já uma consulta com um psicólogo, ele é uma das pessoas mais indicadas para te auxiliar

Psicólogo Alessandro Marcel de Carvalho

Gostou da matéria?

Toda semana abordarei um tema diferente e importante.

Você também poderá participar das matérias deixando sua indicação sobre um assunto nas minhas redes sociais.
Ela será analisada e poderá ser tema da próxima publicação.

PARTICIPEM!!!

Acesse meu Instagram e acompanhe as postagens.

Instagram: @psicomarcel73
Facebook: psicomarcel73