Cidades Notícias

Com crescimento da pandemia, especialistas reforçam a importância das medidas de prevenção

Tamoios News

O Governo de São Paulo divulgou nesta terça-feira (29) uma carta assinada pelo Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo com orientações de especialistas quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar a disseminação do coronavírus em meio a novo crescimento da pandemia.

O total de novos casos registrados em dezembro é seis vezes maior do que em comparação à soma dos três primeiros meses da pandemia. O número de mortes é 60% superior ao total de vítimas fatais entre março e maio.

“Boa parte das pessoas que transmitem o coronavírus é assintomática, por isso festas, encontros sociais e aglomerações devem ser evitados neste momento. A ação consciente de todos neste período do ano é parte vital na contenção da propagação do vírus”, defendem os especialistas, em trecho do documento divulgado.

O Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo é formado por 20 especialistas, entre médicos, cientistas, professores, epidemiologistas e infectologistas das redes pública e privada. Desde fevereiro, o grupo monitora o cenário epidemiológico do estado e atua junto ao Governo de São Paulo nas decisões para frear a disseminação do coronavírus.

Uma das medidas indicadas foi permitir o funcionamento apenas de serviços essenciais no próximo final de semana (dias 1, 2 e 3) em todo o estado, com o objetivo de conter o número de internações e óbitos.

Os especialistas também destacam a importância das medidas de proteção como manter as mãos limpas, uso de máscara e álcool em gel e respeito ao distanciamento social.

” A situação atual exige que redobremos os esforços em favor do bem coletivo. A vacina está próxima, mas enquanto ela não chega a única forma de prevenção depende de cada um de nós. Mais do que nunca é preciso do envolvimento e solidariedade de todos”, reforça o Centro de Contingência do Coronavírus em trecho da carta.

Leia a íntegra do documento:

CARTA PELA VIDA

O Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo é formado por uma equipe de 20 especialistas, entre médicos, cientistas, professores, epidemiologistas e infectologistas, que diariamente acompanham o cenário epidemiológico da Covid-19 e atuam em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo com o objetivo primordial de salvar vidas.

Os números de casos, internações e óbitos por Covid-19 no mês de dezembro apontam um crescimento da pandemia no Estado. A transmissão da doença retornou com força. O total de novos casos de coronavírus registrado no mês já é seis vezes maior do que em comparação à soma dos três primeiros meses da pandemia. O número de mortes é 60% superior ao total de vítimas fatais entre março e maio.

Com o intuito de conter a disseminação do vírus e, por consequência, o número de internações e óbitos, o Centro de Contingência indicou medidas de reforço da quarentena em todo o estado. No próximo final de semana (dias 1, 2 e 3) apenas os serviços essenciais funcionarão. Esta é mais uma ação que busca reduzir a circulação do vírus e controlar a pandemia.

O Centro de Contingência e a Secretaria da Saúde do Estado de SP reforçam a importância da manutenção das medidas de proteção, como:

1 – Uso de máscaras;
2 – Respeito ao distanciamento social;
3 – Lavar as mãos com água e sabão;
4 – Uso de álcool gel;
5 – Evitar aglomerações.

É fundamental que essas medidas sejam adotadas por todos, sem exceção, em um esforço coletivo para salvar vidas.

Boa parte das pessoas que transmitem o coronavírus é assintomática, por isso festas, encontros sociais e aglomerações devem ser evitados neste momento. A ação consciente de todos neste período do ano é parte vital na contenção da propagação do vírus.

A situação atual exige que redobremos os esforços em favor do bem coletivo. A vacina está próxima, mas enquanto ela não chega a única forma de prevenção depende de cada um de nós. Mais do que nunca é preciso do envolvimento e solidariedade de todos.

*Fonte: Governo do Estado de São Paulo