Cidades Notícias Ubatuba

Começa sexta-feira exposição de artesanato local em Ubatuba

Tamoios News

Nesta próxima sexta-feira, 10, será inaugurada a exposição do ciclo de mentorias de capacitação, resultante do III Fórum dos Saberes Artesanais. A exposição acontecerá no hall da secretaria de Turismo de Ubatuba e ficará aberta à visitação e venda, até o dia 21 de dezembro. A exposição contará com peças de artesãos das comunidades tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas, além de artesãos que mesclam os saberes tradicionais com a contemporaneidade. Os horários para visitação são das 11 às 17 horas de segunda a quinta-feira e das 16 às 21 horas de sexta a domingo.

As peças que serão expostas são produzidas por artesãos locais, que participaram da I Mostra de Saberes Artesanais do Litoral Norte e que foram selecionados para participarem do Ciclo de Mentorias de Capacitação que aconteceu no final de novembro na Biblioteca Ateneu Ubatubense. Para esta ação, os artesãos desenvolveram produtos exclusivos com técnicas diversas. Durante os 11 dias consecutivos da exposição, o evento contará, ainda, com a monitoria da contadora de histórias, Claudia Oliveira, que apresentará, aos visitantes, as peças, com toda a identidade, história e personalidade que elas carregam.

Esta é uma excelente oportunidade para adquirir peças autênticas para presentear amigos e familiares nas festas de fim de ano. Poderão ser encontrados acessórios tais como brincos, colares e bolsas, peças exclusivas tingidas com a técnica tie dye, artefatos indígenas como cestos, chocalhos, pau-de-chuva e arranjos diversos, produtos artesanais tradicionais como canoas, remos, e balaios e, por fim, utilitários como jogos americanos, bancos entalhados, luminárias e artefatos de cozinha.

“O artesanato é um importante elemento da nossa cultura. Além disso, a partir dessa arte são gerados empregos e renda, o que é muito importante para a economia da nossa cidade e região”, afirma a organizadora do evento, Carolina Labarca.

Visitantes e equipe de trabalho da exposição deverão seguir todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19, com uso de máscara, álcool em gel e manter o distanciamento.

A realização é da secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo via Programa de Ação Cultural (PROAC) e conta com os apoios do Conselho Municipal de Política Cultural de Ubatuba (CMPC), Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e Prefeitura de Ubatuba.

Serviço

Local: Secretaria de Turismo

Endereço: Avenida Iperoig, 214, centro, Ubatuba / SP

Data: de 10 a 21 de dezembro

Horários: De segunda a quinta-feira das 11 às 17 horas

De sexta a domingo das 16 às 22 horas