Cidades Notícias Ubatuba

Comerciantes de Ubatuba protestam contra medidas da Fase Vermelha

Tamoios News

Nesta segunda-feira (25), um dia após a publicação do decreto 7548 que estabelece novas restrições ao comércio por causa da Covid-19, adequando Ubatuba às determinações da Fase Vermelha impostas pelo Estado, dezenas de comerciantes protestaram em frente à prefeitura e no trevo de acesso à cidade, onde o trânsito foi bloqueado.

A Associação Comercial de Ubatuba (Aciu) também se manifestou contra o novo decreto. Em nota divulgada hoje, a entidade afirma que quer dialogar com a prefeita Flávia Pascoal (PL). 

“Temos a consciência da letalidade da doença e do caos instaurado no sistema de saúde, mas não podemos instalar mais uma pandemia em nossa cidade. Estamos falando da pandemia da fome, da pobreza e da miséria que Ubatuba será colocada caso a cidade não estabeleça critérios claros de funcionamento dos mais diversos setores que geram trabalho e renda. Fechar o comércio com as praias abertas é declaradamente assinar o Atestado de Óbito de nossa amada Ubatuba”, diz a nota da Aciu.

Apesar das restrições ao comércio, não houve impedimento do acesso às praias. Com o feriado de aniversário de São Paulo, celebrado nesta segunda-feira (25), as praias de Ubatuba ficaram cheias no último final de semana. A maior parte dos banhistas não utiliza máscara, mesmo em praias muito lotadas, como a Praia Grande. Também no comércio o uso de máscaras em Ubatuba vem sendo descumprido. A reportagem do Tamoios News flagrou estabelecimentos permitindo clientes entrarem sem máscara e até comércios onde os próprios atendentes não utilizam a proteção.

Sem leitos de UTI

A prefeita Flávia comentou em seu perfil no Facebook a entrada de Ubatuba na Fase Vermelha.  “Hoje passamos para a Fase Vermelha. O município é obrigado a cumprir o plano. Toda a região foi decretada pelo Governo do Estado na Fase Vermelha. Temos responsabilidade com as vidas! Os leitos de UTI na região estão praticamente em sua capacidade máxima. Nosso hospital (Santa Casa) foi deixado sem leitos de UTI , o que temos são leitos de suporte ventilatório. Atendemos e conversamos com diversas classes trabalhadoras para ajustar a Fase vivida, porém o governo do estado decretou vermelha em toda região. Peço a compreensão de todos, estou indo hoje para São Paulo  reivindicar  junto ao Governo do Estado atenção especial, pois somos o município com menor orçamento do litoral e com maior dificuldade na saúde. Deus abençoe nossa cidade!”, escreveu a prefeita.

Nas ruas

Esta foi a terceira manifestação realizada em Ubatuba em menos de uma semana. Na quarta-feira (20), comerciantes protestaram em frente à prefeitura contra decreto que adequava o município à Fase Laranja. No sábado (22), uma carreata pediu o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).