Cidades Notícias São Sebastião

Confira a programação para o mês de julho do Espaço Cultural Circo Navegador

Tamoios News
Foto: João F. Tavares Kawasaki

Em julho, o Espaço Cultural Circo Navegador recebe a Cia. Cênica que apresenta, de forma online, o espetáculo “Oi Lá, Inezita” e convida Neide Palumbo para o projeto “Escutas Populares” que é uma boa prosa e troca de vivências sobre arte e cultura. Já no dia 24 acontece também de forma remota, o lançamento do livro infanto-juvenil “O Presente da Aurora” de Auira Ariak. Acompanhe a programação do mês:

16/07 às 20h – Espetáculo ”Oi Lá, Inezita” com a Cia. Cênica

A Cia. Cênica, premiada pelo Proac, apresenta o espetáculo inspirado na vida e obra de Inezita Barroso (1925 – 2015), o espetáculo relembra a artista que ficou conhecida nacionalmente por sua voz, viola e pelos sotaques regionais reproduzidos em suas interpretações e em seus outros trabalhos, como no programa “Viola, Minha Viola”.

A peça traz a história de uma violeira curiosa que, subvertendo a lógica do mundo ao acreditar que não há um lugar definitivo para as coisas, dá início a suas viagens pelas riquezas, reinvenções e criatividades do Brasil. Com música, dança e poesia, em “Oi lá, Inezita” afloram referências à cultura popular e tradicional brasileira. Após o espetáculo, será exibido vídeo documental sobre o processo de montagem da obra.

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página do Facebook

17/07 às 20h – Bate-papo “Escutas Populares” com a Cia. Cênica e Neide Palumbo

Neste encontro a Cia. Cênica entrevista Neide Palumbo, caiçara de São Sebastião, para compartilhar com os espectadores um pouco sobre as manifestações populares da cidade, sobre seus próprios saberes e fazeres, sua história, e também questões que envolvem o modo como segue resistindo e transmitindo esse legado para outras gerações.

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook

24/07 às 17h – Lançamento do livro infanto-juvenil “O Presente da Aurora” de Auira Ariak

Um raro encontro com Auira Ariak para o bate-papo e leitura degustativa de trechos do livro pela própria autora. Este projeto doi premiado pelo Proac e nessa oportunidade será realizada uma atividade interativa com a audiência: a oficina “faça você mesmo” para confeccionar marca páginas inspirados nas ilustrações do livro, com a artista Ângela Tuti. E para encerrar com chave de ouro será apresentada uma surpresa: a musicalização de um trecho do livro, com o músico Léo Mandi.

O livro nos traz duas histórias contadas paralelamente, a história de Aurora, uma menina de sete anos, cheia de vivacidade, intrepidez e perguntas. Ela mora com sua irmã mais velha, Cora, e sua mãe, Luana. Juntas, as três vão aprendendo mais sobre perguntas e respostas. A outra história também presente no livro é a de Auira, uma mulher que faz uma viagem em um veleiro rumo ao encontro da aurora austral. Em seu diário de bordo, Auira vai anotando seus processos de autoconhecimento na relação com o mar, com o tempo natural e com a escrita de uma história infantil.

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página do Facebook

O Espaço Cultural Circo Navegador é um local de resistência artística independente que promove a cidadania por meio de espaços de falas e escutas sensíveis. Neste momento de pandemia, todas as atividades são realizadas por meios digitais e gratuitamente. Ajude a manter esse projeto pela campanha de financiamento coletivo no www.apoia.se/CircoNavegador

SERVIÇO

Espetáculo “Oi Lá, Inezita” com Cia. Cênica
Data: 16 de julho de 2021
Horário: 20 horas
Local: ONLINE no canal Circo Navegador www.YouTube.com/CircoNavegador e na página do Facebook @circonavegador

Bate-papo “Escutas Populares” com a Cia. Cênica e Neide Palumbo
Data: 17 de julho de 2021
Horário: 20 horas
Local: ONLINE no canal Circo Navegador www.YouTube.com/CircoNavegador e na página dno Facebook @circonavegador

Lançamento do livro infanto-juvenil “O Presente da Aurora” de Auira Ariak
Data: 24 de julho de 2021
Horário: 17 horas
Local: ONLINE no canal Circo Navegador www.YouTube.com/CircoNavegador e na página do Facebook @circonavegador

Toda a programação é gratuita e online www.youtube.com/CircoNavegador