Cidades Notícias São Sebastião

Conselho fiscaliza exercício profissional de engenheiros em São Sebastião

Tamoios News
Foto: PMSS

No dia 16 de agosto, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) dará início a uma força-tarefa de fiscalização do exercício profissional no município de São Sebastião. Com caráter orientativo e preventivo, a ação tem como objetivo garantir a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho. A abertura será na segunda, 16.08, a partir das 10h, na sede do Crea-SP (Rua Vitorino Gonçalves dos Santos, 152 – Bloco B – Lojas 17/18/19 – Centro).

Até o dia 20 de agosto, serão fiscalizados serviços e obras de Engenharia, Agronomia e Geociências, como condomínios horizontais, obras de médio porte, empresas sem registro, hotéis e pousadas, entre outros. Para os trabalhos, estarão a campo oito agentes fiscais do Crea-SP e quatro fiscais da Prefeitura.

De 2015 a 2020, as ações de fiscalização do Crea-SP aumentaram cerca de 300%. O crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio à fiscalização, com pesquisas e apurações remotas antes dos agentes fiscais irem a campo e, também, à adoção do modelo das forças-tarefas em todo o Estado. No primeiro semestre de 2021, o Crea-SP registrou cerca de 105 mil ações fiscalizatórias. A expectativa é alcançar 200 mil ações até dezembro de 2021.

O Crea-SP é responsável por fiscalizar o exercício profissional, garantindo que exista sempre um responsável técnico habilitado e registrado à frente das atividades abrangidas pelas Engenharias, Agronomia e Geociências, contribuindo assim para a segurança da sociedade e dos próprios profissionais.

Sobre o Crea-SP 

Instalada há 87 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 75 mil empresas registradas.