Cidades Notícias Ubatuba

CREAS Ubatuba realiza atendimento às mulheres vítimas de violência

Tamoios News
Imagem Ilustrativa

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Ubatuba (CREAS) informa que seu funcionamento diário é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ininterruptamente. O endereço é rua Maranhão, 279 – Centro.

O serviço conta com assistente social e psicóloga concursadas que fazem o acolhimento, escuta, orientação e encaminhamento de pessoas em situação de risco pessoal e social nos casos de violação de direitos e/ou rompimento de vínculos familiares e comunitários, incluindo também mulheres em situação de violência.

O CREAS atende por demanda espontânea quanto por agendamento ou encaminhamento feito pelos diferentes serviços da rede de atendimento à população, como os postos de saúde, escolas municipais, CAPS, CAPS-AD ou demais serviços de assistência social.

“Mulheres em situação de violência não precisam realizar boletim de ocorrência (BO) antes de serem atendidas. Basta comparecer ao serviço para o acolhimento e primeiras orientações”, explica Marina Gregorio, assistente social e coordenadora do CREAS Ubatuba. “Temos uma técnica de referência que atende especificamente os casos de violência contra a mulher. Em muitos casos, o trabalho de fortalecimento da autoestima e autonomia da mulher resulta em rompimento de relações abusivas”, complementa.

Atualmente, há 30 mulheres vítimas de violência que estão em acompanhamento psicossocial pelo CREAS, com atendimentos individuais e encaminhamento para o núcleo de cuidados.

A partir de setembro, serão retomados de forma quinzenal os grupos de acompanhamento, com número reduzido de mulheres ainda em decorrência da pandemia de Covid-19.

O CREAS atende pelo telefone (12) 3833-3316. O serviço também é acionado pelo disque 180 ou disque 100.

*Fonte: Prefeitura de Ubatuba