Cidades Notícias São Sebastião

Delegacia da Capitania dos Portos abre inscrições para curso de Pescador Profissional nível 2

Tamoios News
Foto: Cláudio Gomes/PMC

A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião está com inscrições abertas para os Cursos de Pescador Profissional nível 2 (POP 2) e Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP). São oferecidas 30 vagas.

As inscrições devem ser realizadas, presencialmente, no Atendimento ao Público da Delegacia, até o próximo dia 29 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Podem se inscrever todo brasileiro nato ou naturalizado maior de 18 anos no ato da matrícula e com idade mínima do 6º ano do Ensino Fundamental, além de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.

Os candidatos entre 16 e 18 anos que possuam autorização do pai, tutor ou juiz competente poderão inscrever-se para embarcar como Aprendizes de Pesca (APP) ou Aprendizes de Motorista (APM).

Os exames serão realizados em duas etapas, sendo a primeira composta de uma prova escrita classificatória sobre conhecimentos de Português e de Matemática.

Na segunda etapa o candidato passa por um teste de suficiência física composto de prova de natação, na distância de 25 metros, sem limite de tempo; e prova de permanência flutuando, sem qualquer auxílio, com duração de dez minutos.

O local de realização da prova escrita, data, horário e demais informações serão divulgados logo após o término das inscrições na página da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, e no Quadro de Avisos do local de inscrição.

O curso terá a duração de quatro semanas, período escolar que será ministrado em tempo integral, das 9h às 16h, na sede da Delegacia.

Todos os requisitos e documentação necessária para inscrição nos cursos estão descritos no edital divulgado no site da Delegacia.

Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros

Também até o dia 29 de outubro a Delegacia da Capitania dos Portos recebe inscrições para o curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) destinado a qualificar aquaviários para atuar como patrão ou tripulante de embarcações empregadas no transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo ou de travessia, empregadas na navegação interior e de apoio portuário.

São oferecidas 90 vagas que serão preenchidas obedecendo o critério de maior tempo de embarque registrado na Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) até o 1º dia de abertura da inscrição no referido curso. Em caso de empate no tempo de embarque, terá prioridade o candidato com mais idade.

Não haverá exame de seleção, mas para matricula é necessário apresentar cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição do Serviço Educacional (emitido na página da Diretoria de Portos e Costas). O curso terá a duração de cinco dias, sendo ministrado no período das 13h às 17h.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba