Cidades Notícias Ubatuba

Curta-metragem gravado em Ubatuba é selecionado para o Chicago Indie Film Awards

Tamoios News

“Carona Vírus”, o primeiro curta-metragem de Elcio Cabral Melo, foi selecionado para o Chicago Indie Film Awards, na categoria “Best First Time Filmmaker”. Finalizado em março pela Pirambeira-Mar Produtora, o curta foi inteiramente gravado no bairro da Ponta Grossa, em Ubatuba, no litoral de SP. A produção é Livre para todas as idades.

O diretor, produtor e roteirista conta que no começo da pandemia entrou pra um grupo de WhatsApp de cineastas do Vale do Paraíba, que se desafiou a criar mesmo na adversidade, usando poucas pessoas e recursos próprios, e sem muito deslocamento. Alguns roteiros foram produzidos, mas até agora “Carona Vírus” foi o único filme finalizado dentro da proposta.

O curta-metragem de 8 minutos conta a história de um pai que quer ir pescar com seu filho, mas a ex-mulher proíbe por causa da pandemia. O pai está doente com o vírus de Covid-19 e não sabe, ele vai pescar sozinho e, ao tossir, espalha o vírus. A mãe e o filho, em casa, reciclam o lixo. Quando eles vão passear, o garoto faz o que aprendeu com a mãe, e limpa a natureza.

“Faz dois anos que me mudei para Ubatuba. Logo de cara eu me apaixonei pela Ponta Grossa e pelo Patiero, que é frequentado por muitos pescadores de Ubatuba e de fora da cidade. Percebi que os visitantes deixam muito lixo ali, em frente ao mar e por isso comecei a ir quase todos os dias limpar o local. Mesmo com o Covid-19 a quantidade de lixo não diminuiu, e daí veio a ideia pro filme: a história nasceu da necessidade de denunciar a falta de noção de pescadores, que deixam muito lixo à beira-mar”, conta o diretor Elcio Cabral Melo.

A obra curta foi gravada durante a pandemia com equipe enxuta, com apenas 7 pessoas no set de filmagem, incluindo os 3 atores, em apenas 1 dia e meio.

O filme vai ser lançado oficialmente no Brasil ainda no primeiro semestre. Acompanhe mais informações em instagram.com/pirambeiramar.

Ficha técnica

Diretor, Produtor e Roteirista: Elcio Cabral Melo
Direção de Fotografia e Edição: Gustavo Scatena
Supervisor de VFX: Rodrigo Henrique
Com: Zika Ferreira (pai); Gabi Ferreira (mãe); Arthur Nunes Ferreira (menino); Maria Cabral (esportista); Elcio Cabral Melo (catador de latinhas); Felippe Meira (locutor da rádio)
Som direto: Cris Vale
Trilha-sonora : “La Ladera”, de Pangal & Gana; e “Memory Replaced”, de Josh Woodward.