Cidades Notícias São Sebastião

Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião completa cinquenta anos

Em 12 de março de 1919, deu-se a materialização da presença da Marinha do Brasil no Litoral Norte do Estado de São Paulo, com a abertura da Agência da Capitania dos Portos em São Sebastião. Em 1924, teve sua sede transferida para o município de Ilhabela, então Formosa, mas retornou para a cidade de São Sebastião no ano de 1940. Com a entrada de operação do Terminal Marítimo Almirante Barroso (TEBAR), em 1969, a Alta Administração Naval elevou a então Agência à categoria de Delegacia, pelo Decreto nº 68.379, de 19 de março de 1971.

Cinquenta anos depois, a Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião completa seu Jubileu de Ouro. Ao longo desses cinquenta anos como Delegacia, a dedicação, o esmero, o entusiasmo, a perseverança e o profissionalismo de militares e servidores civis, cada um a seu tempo, contribuíram para a construção da nossa história, o que solidificou os alicerces da Delegacia junto à comunidade marítima do Litoral Norte do Estado de São Paulo. Esses, por sua vez, fazem-nos sentirmos plenamente inseridos nesta belíssima região. A ajuda permanente de todos é o fator motivacional que nos faz, diuturnamente, colocar nossa capacidade à prova para encontrar soluções e alternativas para melhorar os procedimentos, dandonos, então, a certeza de que estamos no rumo certo.

Nesta data solene, reafirmamos o nosso compromisso em manter o esforço na execução das tarefas que nos são impostas, quer sejam nas inspeções navais, nas fainas de manutenção do balizamento, nos inquéritos administrativos, nas vistorias, nos cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM), na manutenção dos cadastros de embarcações e aquaviários, no apoio aos navios, na defesa das instalações portuárias e na manutenção da sinergia entre a Marinha do Brasil e aos órgãos federais, estaduais e municipais.

Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, parabéns pelo seu quinquagésimo aniversário!