Caraguatatuba Cidades Notícias

Descarte irregular de resíduos prejudica escoamento de águas durante as chuvas

Tamoios News

Na manhã desta terça-feira (30), as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) percorreram os principais pontos de alagamentos da cidade, para acompanhar a situação, após as fortes chuvas que caíram na noite de segunda-feira (29).

Ao passarem pela Avenida Alta Tensão no bairro Perequê-Mirim, onde fica o principal córrego de drenagem de vários bairros de região, foi constatada uma situação desagradável. Dentro do canal havia um colchão, restos de poda e lixo doméstico.

A Sesep irá retirar o material, mas destaca que durante todo mês de março, foi feita limpeza do local, com término no último dia 24. A manutenção é realizada frequentemente a cada 45 dias. O descarte irregular prejudica não só o meio ambiente, mas os moradores do bairro, podendo causar alagamentos, devido à sujeira despejada.

A Prefeitura de Caraguatatuba reforça que faz sua parte com a limpeza periódica nos bairros e com campanhas e mutirões de educação ambiental e que a participação da população para manter os espaços limpos é fundamental, para a não poluição de córregos, praias, rios e mares.

Descartar resíduos irregularmente nas vias públicas é crime, sujeito a multa de R$ 762,96. Denúncias podem ser feitas através do Canal 156. O descarte correto deve ser feito nos Ecopontos instalados nas três regiões da cidade, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. Materiais recicláveis são recolhidos pelo serviço da Coleta Seletiva, porta a porta nas residências de toda cidade. A programação fica disponível no site: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.

*Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba