Caraguatatuba Cidades Notícias

Ecopontos de Caraguatatuba retomam atendimento aos domingos

Tamoios News

A partir do próximo final de semana, os três Ecopontos de Caraguatatuba retomam o atendimento ao público, aos domingos, das 8h30 às 14h. A medida foi necessária, visto o aumento da demanda, principalmente na pandemia.

Administrado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), os Ecopontos são os principais pontos de descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente, como resíduos de construção civil, pneus, plásticos, móveis velhos, restos de podas, óleo de cozinha, pilhas, entre outros.

Outra observação que a SMAAP vem fazendo nos últimos meses, é que esse aumento, também gerou uma prática irregular de descarte na frente dos Ecopontos. Segundo a secretária, Tatiana Soares Scian, as pessoas não aguardam a abertura dos espaços, para levar seus materiais, descartando, principalmente aos finais de semana, na porta dos locais.

A Prefeitura de Caraguatatuba destaca que a prática é incorreta e considerada crime como descarte irregular, sob pena de multa mínima de R$ 762,96. As denúncias podem ser realizadas no Canal 156. Em caso de flagrante, a multa é imediata.

Os Ecopontos não recebem lixo orgânico; animais mortos, lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

Serviço

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão.  Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.

Os ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.

*Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba