Cidades Notícias Ubatuba

Enfermeiros de Ubatuba recebem homenagem na Câmara

Tamoios News
Foto: CMU

Com pedido de inversão de pauta da 15ª sessão ordinária da Câmara de Ubatuba, realizada na última terça feira (11), o presidente da Casa, vereador Jorge Ribeiro (PV) antecipou a leitura de duas moções de sua propositura lembrando a Semana da Enfermagem congratulando-se com os profissionais que “com determinação e amor ao próximo, mesmo diante de doenças graves e contagiosas, colocam-se na linha de frente da batalha, sem a opção de isolamento social ou quarentena”.

O secretário leu o texto da moção nº 11/21, destacando “a coragem, determinação e amor ao próximo colocado em prática pelos profissionais de enfermagem, que diante da realidade pandêmica, somada a recursos reduzidos, os heróis de enfermagem deixam suas casas todos os dias correndo o risco do contágio mas desempenhando o melhor trabalho possível dentro de suas possibilidades e mesmo com carga horária elevada, mantám produtividade”.

O vereador Eugênio (PSL) parabenizou o presidente pela proposta, afirmando que “são profissionais que tem desempenhado trabalho relevante principalmente nesse momento de pandemia que vivemos. Sabemos que nosso hospital sempre passou por dificuldades e mesmo assim esses profissionais estão ali firmes, dando o máximo de si para o bom atendimento”.

Piso salarial

O presidente da mesa, Jorge Ribeiro lembra que “na sua trajetória de Saúde, ainda que não seja minha formação, aprendi muito com vocês. A gente vê que a enfermagem ela cura não só com procedimentos técnicos mas também com palavras, com humanização e vendo o ser humano como um todo”.

Segundo Jorginho “é importantíssimo valorizar vocês, promover a valorização da categoria e esta Semana da Enfermagem serve para darmos esse começo. Essa homenagem é para marcar o dia de vocês e marcar a importância de vocês na Saúde Pública”.

Uma segunda moção apresentada pelo vereador Jorge Ribeiro foi de apoio a um projeto de lei que tramita a nível federal, de autoria do 2564/2020 que institui um Piso Salarial Nacional ao enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteiras do senador Fabiano Comparato (Rede-ES) de R$ 7.315,00. Os técnicos receberiam 70 % desse valor e os demais 50%. O piso é proporcional à extensão e complexidade do trabalho”. Jorginho diz que a moção é parte de uma mobilização nacional.

A secretária de Saúde, Sheila Barbosa, também ela enfermeira, ocupou a Tribuna para lembrar a história do surgimento da profissão, na pessoa de Florence Nightingale, “pioneira da enfermagem que deixou a Inglaterra para atender soldados feridos na Guerra da Criméia, caminhando com uma lamparina no meio dos feridos e, nesse caminhar, não só tratava as feridas do corpo como também as da alma. Levava luz para aquelas pessoas e ainda hoje a lamparina é símbolo da profissão”.

A secretária lembrou ainda que “Florence também viu que a ciência poderia melhorar, tendo observado que num leito que ficava perto de uma parede mofada e suja e os soldados que ficavam naquela cama morriam todos. Ali ela descobriu a infecção hospitalar. Para ela “a enfermagem é uma arte e para realiza-la como arte requer uma devoção tão exclusiva como o de qualquer pintor ou escultor. É uma das artes, a mais bela das artes”.

Silêncio

Antes de abrir os trabalhos do dia, o vereador Edelson Fernandes (PSC) solicitou “um minuto de silencio pelas mortes dos garotos Alan Pedro Gomes Junior e Murilo Henrique Leite de Moraes, dois jovens do bairro Rio Escuro que morreram atropelados nessa semana próximo à praça 13 de maio. Na mesma sessão houve também homenagem às mães. Dois projetos em pauta foram adiados.

*Fonte: Câmara de Ubatuba