Cidades Notícias Ubatuba

Estradas que dão acesso às praias da Picinguaba e do Camburi encontram-se deterioradas

Tamoios News

Em Ubatuba, as estradas que dão acesso às praias da Picinguaba e do Camburi, na região norte da cidade, necessitam de manutenção urgente.

Picinguaba

A 43 quilômetros do Centro de Ubatuba está a penúltima praia do município, a famosa praia da Picinguaba que é reduto de comunidade centenária de pescadores. Segundo censo de 2010, a população da Vila é de pouco mais de 300 habitantes.

A estrada que dá acesso à praia possui quase dois quilômetros de abandono e que a população reivindica há pelo menos 20 anos a melhoria da malha viária. Esta importante via de acesso turístico hoje conta com pavimentação asfáltica totalmente deteriorada e causa sérios prejuízos econômicos, além do deslocamento de moradores que também fica prejudicado.

No entanto já há verba destinada para a sua recuperação no valor de R$ 2.870.210,00, via contrato de repasse nº 909097/2020. O vereador Eugênio Zwibelberg apresentou na sessão desta última terça-feira, dia 2 de março, Requerimento já enviado à prefeitura solicitando informações sobre o andamento administrativo e a previsão de execução desta importante obra de infraestrutura para a comunidade local.

“Esta é uma via de acesso importante para a economia com o fluxo turístico que o local atrai e para o conforto do cidadão que habita na Vila e necessita muitas vezes se deslocar ao Centro para resolver situações das mais diversas. Nosso mandato está acompanhando este recurso e cobrando este importante benefício para a comunidade da Vila da Picinguaba”, finaliza Eugênio.

Camburi

A 48 quilômetros do Centro, a comunidade que vive no Camburi, a primeira praia do município que faz divisa com Paraty no Rio de Janeiro, convive há décadas com o abandono do poder público, principalmente na questão da estrada que dá acesso à praia.

Há mais de 20 anos a estrada recebeu pavimentação asfáltica em quase toda a sua extensão, hoje totalmente deteriorada pelas chuvas frequentes, e ao final uma decida íngreme em terra. Operações tapa buraco são sazonais, mas o problema permanece por ser paliativo e não dar uma solução definitiva para a comunidade e ao fluxo de turistas que frequenta o local.

Na sessão dessa terça-feira, dia 2 de março, o vereador Eugênio Zwibelberg apresentou Requerimento que será enviado à prefeitura solicitando a elaboração urgente de projeto para pavimentação em bloquete da estrada.

“O Camburi é uma das mais belas praias da região Norte de Ubatuba, cravada dentro da Mata Atlântica, em área de preservação ambiental. História, tradições e natureza estão reunidas em um só lugar. Lá habitam as importantes comunidades tradicionais de pescadores e de quilombola, que merecem a atenção do poder público. Precisamos dar solução sustentável a este problema e o bloquetamento atende às questões ambientais”, finaliza o vereador Eugênio.