Cidades Ilhabela Notícias

Família Schurmann participa de ação de limpeza de praia em Ilhabela

No último sábado (18/09) foi comemorado o Dia Mundial da Limpeza com ações de coleta de lixo em algumas praias do município.

O foco foi a ação realizada na Praia de Santa Tereza, onde, em parceria com o Yacht Club Ilhabela, Família Schurmann, Poiato Recicla, APAE de Ilhabela e Sabesp, voluntários de todas as idades puderam fazer parte da coleta.

A limpeza resultou em 62,4 kg de lixo coletado, sendo 24,1 kg de vidro, 10,6 kg de plástico, além de altas porções de isopor, microlixo, latas e resíduos de construção.

Hugo Manoel Bernardo, técnico em segurança do trabalho e meio ambiente do YCI ressaltou que as ações de conscientização e limpeza resultaram em uma queda drástica comparada aos anos anteriores. “No primeiro ano foram quase 600 kg de lixo. As ações diminuíram o lixo drasticamente e no ano que vem pode ter metade da coleta deste ano graças a conscientização”.

Por conta disso, um trabalho de educação ambiental aconteceu também em meio a limpeza, já que muitos pais levaram seus filhos para o voluntariado e aproveitaram para ensiná-los sobre a importância da conscientização.

Havia também pescadores presentes na praia, que em conversa com Heloísa Schurmann expressaram sua indignação quanto a poluição dos mares, de onde vem sua renda. “Nós encontramos muita lata, muito saco plástico e lixo urbano. Nós temos que começar a educação de casa e a ilha é nossa casa”, declarou Ademir Teotônio da Silva, pescador da região.

Os resíduos coletados todos terão um destino final consciente. Foram encontradas 325 bitucas de cigarro na praia, que foram levadas pela Poiato Recicla para que fossem retirados os materiais tóxicos e o restante transformado em uma massa, que cedida a APAE, é transformada pelos professores e alunos em papel reciclado e artesanatos.

Regina Libarino, representante da APAE, explicou a relevância da ação que coincide com o Setembro Verde, mês da campanha de inclusão social. “Essa ação gera rendas, gera impacto e valorização para que as pessoas se interessem por isso. E nada melhor do que esta atividade no mês da inclusão, mesmo que os alunos não puderam estar presentes”, comentou.

A ação fez parte do novo roteiro de expedição da Família Schurmann, que é o projeto Voz dos Oceanos, onde a família e sua tripulação viajarão por 60 cidades em dois anos, levando a conscientização e realizando mais destas ações de limpeza e coleta e praias e mares.

Heloísa Schurmann explica que o projeto é “educacional, científico e de conscientização” e que o propósito é educar as pessoas com novos hábitos e com menor consumo de plásticos. “Esse é o nosso propósito, a nossa família está dando essa voz para os oceanos, já que eles não falam. Mas estão pedindo socorro. Seja você também uma voz dos oceanos”, comenta.

*Fonte: Prefeitura de Ilhabela