Cidades Notícias

Feira de artesanato recebe trabalho de reeducandos da região

Foto: Divulgação/SAP

Peças de artesanato produzidas por reeducandos de 5 unidades prisionais do Vale do Paraíba estarão disponíveis para a venda na 3ª edição da “Feira de Artesanato Reciclando Vidas”, no Taubaté Shopping, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro.

A ação é uma parceria da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e do Conselho da Comunidade da Vara de Execução Criminal (CCVEC) de Taubaté, que é responsável por fazer o intermédio entre o que é produzido em oficinas de artesanato nos presídios e viabilizar o comércio dos itens para a sociedade.

Parte da renda arrecadada irá para o reeducando e a outra parte será investida nos projetos de ressocialização dos presídios. “Esta é uma oportunidade de aproximarmos o preso da sociedade por meio do trabalho dele. Além disso, é uma forma de ajudarmos a resgatar a autoestima do indivíduo encarcerado, pois ele se sente valorizado quando tem a sua produção admirada por outras pessoas”, explica a diretora do Conselho da Comunidade, Maria Teresa Ivo.

Participam desta edição, o trabalho de reeducados dos Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Taubaté e de Caraguatatuba, das Penitenciárias Femininas 1 e 2 de Tremembé e da Penitenciária 2 de Potim. Estarão à venda peças de artesanato, como bolsas, almofadas, colchas, adereços para cozinha, tapetes e bonecos decorativos, além de itens feitos de paletes, como mesas de centro, casinhas para cachorro e camas para gato, floreiras, entre outros.

Segundo a diretora do Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária Feminina 2 de Tremembé, Daiane Roberta Fernandes de Souza, a terceira edição da feira consolida a integração entre as unidades prisionais da região, o poder judiciário e a sociedade. “É um momento em que é possível proporcionar a valorização e a visibilidade do trabalho positivo executado no interior das unidades prisionais”, resume.

Foto: Divulgação/SAP

Serviço

3ª “Feira de Artesanato Reciclando Vidas” – Exposição e venda do trabalho de artesanato feito por presos da região

Dias 9, 10 e 11 de dezembro, das 10h às 22h

Local: Taubaté Shopping (próximo a Lojas Pernambucanas)

Fonte: Secretaria da Administração Penitenciária