Caraguatatuba Cidades Notícias

Fiscais realizam operação em ferros-velhos de Caraguatatuba contra furtos e venda de materiais nobres

Foto: PMC

Uma megaoperação foi desencadeada pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Urbanismo e Saúde, em conjunto com as Polícias Civil e Militar, com objetivo de fiscalizar ferros-velhos que possam estar comprando materiais nobres como cobre para revenda. Esses produtos têm alto valor agregado.

Participaram da blitz 18 pessoas. Em dois dias foram 11 estabelecimentos notificados pelas equipes de Posturas e Vigilância Sanitária para apresentação do alvará de funcionamento e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Eles têm 15 dias para a entrega da documentação, caso contrário, serão fechados.

A iniciativa ocorre após um aumento no registro de furtos de materiais como fios de cobre de cabos de energia, tampas de bueiros, hidrômetros, gradis de ferro, o que tem preocupado as autoridades.

Pelo menos quatro proprietários foram intimados para comparecer na delegacia onde devem explicar a origem de alguns materiais que foram encontrados nos depósitos.

A fiscalização esteve em ferros-velhos localizados nas regiões norte e sul e as operações vão continuar por todo o município. Conforme a Prefeitura, são ações importantes porque os ladrões têm causado problemas para os moradores da cidade que acabam ficando sem energia, sem água.

Levantamento da Sabesp mostra que entre 1º de janeiro e 10 de junho deste ano 134 hidrômetros foram furtados no município, com destaque para os meses de maio (67) e 10 dias de junho (41).

Os ladrões agiram nos bairros Casa Branca, Martim de Sá e Cidade Jardim. Conforme a empresa, o furto provoca vazamentos e, assim, o desperdício de muitos litros de água tratada.

No município, os bandidos levaram os gradis de proteção do Morro Santo Antônio e bancos de madeira do mirante que fica na rampa leste, onde ocorrem as decolagens de asas deltas e paragliders.

A orientação para a população é que em caso de atitudes suspeitas ligue imediatamente para o telefone 190 da Polícia Militar ou faça denúncias pelo 181 da Polícia Civil.

*Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba