Cidades Notícias

Grupo Andaime de teatro comemora 35 anos no Espaço Cultural Circo Navegador  

Tamoios News

Mesmo em tempos de pandemia, o espetáculo não pode parar, e essa turma do “Grupo Andaime” de Piracicaba, não deixa a peteca cair, e estreia o espetáculo “Quem morreu?” no Espaço Cultural Circo Navegador. A apresentação online é gratuita e será transmitida, em duas sessões, pelo YouTube/CircoNavegador, nos dias 18 e 19 de agosto às 20 horas. No dia 19, quinta-feira, será realizado um debate com a plateia logo em seguida da apresentação.

O espetáculo “Quem morreu?”, é resultado do projeto Três velhos rabugentos, que foi contemplado com o Proac (Apoio à Produção de Espetáculos Teatrais), do Governo do Estado de São Paulo. A montagem dá continuidade ao trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Grupo Andaime, que ao longo dos últimos 35 anos tem dado grandes contribuições para as artes e cultura do Estado de São Paulo.

Que peça é essa?

Na peça “Quem morreu?”, a plateia irá se deliciar com a história de três velhos palhaços, que se encontram no velório de um amigo que nem eles sabem quem é, ao certo. Nesse encontro eles vão reconstruindo suas histórias, resgatando amizades apesar das fagulhas acesas, das rabugices, da falta de tempo para reparar erros do passado, dos tempos em que o Circo vivia o sucesso de público e estão guardadas como boas memórias.

 A direção do espetáculo é do pesquisador da linguagem da palhaçaria, Esio Magalhães, o palhaço Zabobrin, do Barracão Teatro, que foi convidado para aprofundar as pesquisas do Grupo Andaime e dar forma ao texto de Carlos Jeronimo.

Segundo ator e um dos fundadores do grupo “Carlos Jeronimo”: “o Andaime cria seus espetáculos com o “Processo Colaborativo”. A construção do texto e da encenação caminham juntas, e são concebidas a partir do jogo do ator. Os atores participam das fases de criação de todos os elementos da encenação: texto, cenário, figurino, trilha sonora e interpretação. Na sala de ensaio todos participam criando, opinando e questionando a potência de cada cena”.

Quer saber a história desse grupo de teatro?

O Grupo Andaime foi criado em 1986, dentro da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP e lá permaneceu por quase 30 anos. Atualmente, o Território Andaime está instalado no Ponto de Cultura Garapa que existe há 10 anos. Em 35 anos de história foi reconhecido pelo público e pela crítica, recebeu 120 prêmios em vários Festivais, destacando-se o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro e 15 prêmios de melhor espetáculo em Festivais Nacionais de Teatro dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Em 1999, o grupo se apresentou na Itália com o espetáculo “Lugar Onde Peixe Pára”. A peça foi encenada no Teatro Comunale di Tesero. Em 2006, realizou uma turnê por quatro estados americanos, com o espetáculo “O Segredo do Café com Biscuit”.

Como os grupos do interior e litoral paulista se ajudam?

Os integrantes do “Grupo Andaime” de Piracicaba e do “Circo Navegador” de São Sebastião, são parceiros de longa data. Os encontros desses artistas acontecem em festivais, fóruns de cultura, projetos de circulação, eventos e instituições culturais. Ambos os grupos foram anfitriões, por diversas vezes, dos trabalhos artísticos, um  do outro, e fizeram a ponte entre as obras teatrais e o público, oportunizando às pessoas das regiões terem acesso às pesquisas dos grupos e aos artistas de apresentarem suas criações.

O Espaço Cultural Circo Navegador continua operando online, e se mantém como território de resistência artística independente que promove a arte, a cultura e a cidadania. Neste momento de pandemia, todas as atividades são realizadas por meios digitais e gratuitamente. Ajude a manter esse projeto pela campanha de financiamento coletivo no www.apoia.se/CircoNavegador

SERVIÇO

Espetáculo “Quem morreu?” com Grupo Andaime

Data: 18 e 19 de agosto de 2021

Horário: 20 horas

Local: ONLINE no canal Circo Navegador www.YouTube.com/CircoNavegador e na página do Facebook @circonavegador

Debate sobre o espetáculo com o elenco

Data: 19 de agosto de 2021

Horário: 20:45

Local: ONLINE no canal Circo Navegador www.YouTube.com/CircoNavegador e na página do Facebook @circonavegador

Toda a programação é gratuita e online www.youtube.com/CircoNavegador