Cidades Notícias São Sebastião

Homem é preso pela Polícia Ambiental durante caça no Parque Estadual da Serra do Mar

Tamoios News

Na tarde de ontem (14), durante “Operação Fiscalização de Caça” em São Sebastião, uma equipe da Polícia Militar Ambiental se deslocou até a Estrada da Limeira afim de coibir a caça ilegal de animais silvestres.

Os policiais, utilizando técnicas de rastreamento e procedimentos operacionais, realizaram aproximadamente 17 quilômetros de incursão em mata, percorrendo a extensão da trilha Padre Faustino, logrando em localizar um indivíduo portando uma arma de fogo em pronto emprego, que realizava a trilha de modo furtivo afim de abater animais silvestres. Ao ser abordado, tentou dispensar um apito tipo “pio”, instrumento que simula o canto de aves com a intenção de atrair a presa para próximo do caçador, que de forma covarde abate o animal silvestre.

Foram localizados, uma espingarda calibre 32. sem numeração aparente, 08 apitos tipo “pio”, um facão, uma lanterna, um baleiro com 14 munições recarregadas, uma munição intacta e uma deflagrada. Mesmo sendo pego em flagrante com petrechos de caça, o infrator negou a intenção de realizar a caça naquele local.

O infrator foi autuado pela Polícia Ambiental com base no artigo 25 da Resolução SMA-048/14 por matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. Como o local dos fatos trata-se de Área Prioritária de Manejo “Sistema Viário Intermediaria/Limeira, da Unidade de Conservação de Proteção Integral “Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo São Sebastião, na cota altimétrica 570, foi aplicado o disposto no artigo 71 da Resolução SMA-048/14, que dobra o valor da autuação quando cometida em Unidade de Conservação, aplicando ao infrator multa valorada em R$ 1.000,00.

A ocorrência foi encaminhada ao Distrito Policial, onde o delegado de plantão elaborou boletim de ocorrência, arbitrando fiança no valor de R$2.500,00.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental.