Caraguatatuba Cidades Notícias

Idosos de Caraguatatuba com mais de 85 anos tem até esta sexta para tomar vacina contra Covid-19

Tamoios News
Foto: Divulgação/PMC

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), continua com a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) para idosos com mais de 85 anos que não foram imunizados em suas residências.

Agora, esse público alvo pode procurar um dos cinco postos de vacinação, instalados em unidades escolares da cidade (Jetuba, Sumaré, Indaiá, Morro do Algodão e Porto Novo) para receber a dose da vacina.

A Secretaria de Saúde mudou a estratégia de vacinação para poder atender os idosos que não foram encontrados em suas residências pelas equipes de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), responsáveis por aplicar a vacina.

Quem não perdeu tempo de sair de casa para se vacinar foi o casal Maria Ancira Campos Menehel, 88 anos, e Adonato Aparecido Meneghel, 88 anos. Eles foram vacinados no posto instalado no bairro Indaiá, na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, já que moram próximo ao local há cerca de 60 anos.

Dona Maria afirmou que os dois aguardaram a vacinação em casa, mas ao saber dos postos de vacinação não pensaram duas vezes. “Eu achei muito melhor vir aqui porque estava super ansiosa por esse dia; não aguentava mais esperar a minha vez”, ressaltou.

Mesmo com medo de sentir dor, seu Adonato garantiu que estava ansioso para receber a vacina. No fim, ele ficou surpreso por não sentir nada na hora da aplicação. “Não teve dor, não teve nada; acredita?”, disse ele sorrindo. Já dona Maria esbanjou alegria no momento da aplicação da vacina contra a Covid-19. “Viva a esse dia de alegria e de esperança!”.

Com quase 70 anos de casados, os dois fazem tudo juntos, ou seja, têm uma vida muito ativa, principalmente Adonato.

O aposentado sente falta de sair de casa para fazer suas caminhadas de quase 3 km. “A gente fica com medo de contrair essa doença, de passar para outros amigos e até familiares. Por isso, resolvemos ficar em casa”, afirmou Adonato. Mas para passar esse tempo em casa, os dois optaram pelo jogo de baralho. “Às vezes, a gente nem vê o tempo passar”.

Agora o casal só pensa em receber a segunda dose da vacina. A previsão é para dia 10 de março. Porém, até chegar o grande dia, dona Maria e seu Adonato ainda vão ter que ficar em casa, cumprindo o distanciamento social.

A vacinação para os idosos com mais de 85 anos nos postos de vacinação nas unidades escolares segue até esta sexta-feira (19). Para que a vacinação ocorra, o idoso deve estar devidamente cadastrado em sua UBSs de referência.

Para o idoso cadastrado, a Sesau orientou levar apenas o comprovante de residência. Caso não seja, ele deve apresentar: documento com foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Com eles em mãos, o cadastro será efetuado na hora.

O idoso ou responsável que não queira acessar um dos postos de vacinação, basta ficar em frente à unidade escolar que a equipe de imunização aplicará a dose dentro do veículo. Importante frisar que cada idoso poderá levar um acompanhante para evitar aglomeração.

Segundo a Sesau, os idosos acamados continuarão recebendo a vacina em domicílio.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Sesau, até o momento foram aplicadas 4.231 doses da vacina contra a Covid-19, incluindo idosos de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), idosos acima de 90 anos e profissionais de Saúde.

Confira locais de vacinação e endereços

Posto 1: CIASE Sumaré – Wilson Francisco Valente (Avenida Siqueira Campos, 705 – Sumaré);

Posto 2: Centro Comunitário, Cultural e Social do Morro Do Algodão (Rua São Miguel, 825-889 – Morro do Algodão);

Posto 3: CIEFI Jetuba – Profª Maria Thereza De Souza Castro (Rua Seishi Yoshimoto, 120 – Jetuba);

Posto 4: EMEF. Prof.ª Maria Aparecida Ujio (Avenida Primeiro de Maio, 205 – Porto Novo);

Posto 5: EMEF Dr. Carlos De Almeida Rodrigues (Avenida Pernambuco, 1.101 – Indaiá).

*Fonte: PMC