Cidades Notícias Ubatuba

Idosos de Ubatuba que tiveram vacinação cancelada esperam resposta há 2 semanas

Tamoios News
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Em Ubatuba, 240 pessoas da faixa etária de 69 a 71 anos, que receberiam a primeira dose da vacina contra a covid-19 no final de março, tiveram a aplicação cancelada e até hoje não sabem quando serão vacinadas.

Isso porque o município pode ter perdido 240 doses que foram expostas à alteração de temperatura devido à falta de energia elétrica por causa de uma forte chuva na noite de 29 de março.

A falta de energia atingiu unidades de saúde da região sul, nos bairros Perequê-Mirim, Rio Escuro, Lagoinha e Praia Dura. Segundo a prefeitura, as doses que estavam nesses postos foram enviadas para avaliação técnica do governo do Estado e ainda não é possível afirmar que foram perdidas. A Secretaria de Estado da Saúde informou que essa avaliação é de responsabilidade do Ministério da Saúde.

À espera da vacina

Um morador da região sul de Ubatuba, de 69 anos, que prefere não ser identificado, foi um dos afetados. No mesmo dia do temporal, ele havia recebido uma ligação do posto de saúde agendando sua vacinação para o dia 31 de março, mas no dia seguinte recebeu a notícia do cancelamento.

Até o momento, ele não sabe como ficará sua situação, uma vez que o município já está vacinando pessoas de outras faixas etárias anteriores, como de 67 e 68 anos. “Aparentemente, para a Secretaria de Saúde de Ubatuba, ter 69 anos não vale nada”, desabafa.

Segundo a companheira desse morador, que também conversou com a reportagem do portal Tamoios News, ele está extremamente angustiado esperando alguma informação. “Ele tem o sentimento de que não vai mais conseguir ser vacinado. E fica a lembrança da filha dele que morreu de covid-19 em julho do ano passado, quando ainda nem existia vacina. E quando ele tem a oportunidade de ser vacinado, tiram isso dele e abandonam, não informam nada”, relata.

Em andamento

Nesta quarta-feira (14), a Vigilância em Saúde de Ubatuba começou a vacinação em primeira dose de idosos na faixa etária de 67 anos. Para esse grupo, Ubatuba recebeu até o momento um total de 640 doses da vacina Coronavac/Butantã. A imunização dos idosos passou a ser realizada exclusivamente em domicílio tanto para primeira quanto para segunda dose.

Atualmente, também está em andamento a vacinação em segunda para os idosos da faixa etária de 72 a 74 anos que tomaram a vacina Coronavac/Butantã. Um total de 1.400 doses foram recebidas para esse grupo.