Cidades Ilhabela Notícias

Ilhabela inicia ciclo com retorno de 100% das aulas presenciais

Tamoios News

A partir desta semana, as escolas municipais de Ilhabela iniciarão o atendimento presencial de 100% dos alunos.

A decisão leva em conta os números positivos relacionados a pandemia da Covid-19 na cidade, o aumento no número de vacinados dos profissionais da Educação, além da queda em internações na Enfermaria e na UTI Covid-19. Além disso, semanalmente os Profissionais de Educação são testados nas escolas. Na última semana, foram testados 666 profissionais com nenhum resultado positivo para Covid-19.

Em relação ao ensino infantil, mais um grupo foi incluído para o retorno das aulas, maternal I (2 anos). Em outras fases da retomada já haviam iniciado as aulas presenciais no maternal II (3 anos) e fases I (4 anos) e II (5 anos).

O processo para essa nova etapa envolveu diversas ações como: medir as salas e reorganizar o mobiliário para recebê-los em maior número.

Além do retorno 100% presencial, os alunos serão incluídos no projeto Alfabela. No início do ano foi implantando o “Projeto Acolher”, voltado aos alunos do Fundamental I e II, que no ano anterior tiveram contato parcial ou nenhum com as aulas virtuais com o objetivo de recuperar o conteúdo perdido. Agora um novo projeto foi criado, o “Alfabela”, um projeto de recuperação de conteúdo para alunos com maior defasagem.

O ensino remoto permanecerá para alunos que necessitam, ou seja, por alguma comorbidade ou que tenham justificativa com pedido protocolado nas escolas.

“Sabemos que não vamos conseguir a volta, na sua totalidade, mas estamos nos preparando e vamos nesse movimento, priorizar 1°, 2° e 5° anos do Ensino Fundamental I, bem como 6° e 9° anos do Ensino Fundamental II. Dessa forma vamos tentar atender as séries de alfabetização, o ano final de um ciclo e o ano inicial e final de outro com 100% dos alunos”, salientou a secretária de Educação, Lídia Sarmento.  “Estamos iniciando o ciclo 100%, ou seja, a intenção é que daqui para frente consigamos trazer nossos alunos para as escolas na sua totalidade e espero que até o final de 2021 todos já estejam frequentando as aulas presenciais”.

*Fonte: Prefeitura de Ilhabela