Cidades Notícias Ubatuba

Instituto Argonauta registra tubarão-golfinho encontrado morto em Ubatuba

Tamoios News
Foto: Instituto Argonauta

O Instituto Argonauta foi acionado nessa sexta-feira (21/01), para atender um encalhe de um tubarão-golfinho (Lamna nasus) na Praia do Ubatumirim em Ubatuba, litoral norte paulista. Popularmente conhecido ainda como tubarão-golfinho ou tubarão-cavala, o animal foi encontrado já sem vida por populares, que acionaram a instituição para recolhê-lo.

Trata-se de uma fêmea de 2,06m e 60kg. A espécie apresenta distribuição principalmente oceânica, raramente avistados em zonas costeiras do litoral Sudeste do Brasil. São predadores de topo de cadeia alimentar, muito importantes para o equilíbrio do ecossistema marinho.

Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta, é possível que esse animal seja o mesmo avistado na praia Vermelha do Sul no dia 17 de janeiro deste ano, uma vez que esse animal encontrado hoje pertence à mesma família do anequim, que foi a identificação mais provável originalmente dada pelos especialistas na ocasião. “Considerando a raridade da ocorrência da espécie em áreas costeiras e as semelhanças entre eles, a probabilidade de ser o mesmo indivíduo é considerável”, explica Gallo.

Foto: Instituto Argonauta

No Brasil, as capturas são ocasionais, mas eventualmente alguns exemplares são capturados pela pesca de espinhel que ocorre na área oceânica do Sudeste e Sul. De acordo com a IUCN, a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, a espécie tem um status de “Vulnerável”.

De acordo com seu estado de decomposição, é provável que o tubarão esteja morto há um tempo, o que não permitiu grandes observações nos exames. Também, não foi constatada interação com pesca ou lixo. A necropsia foi executada pela equipe do Argonauta em conjunto com o oceanógrafo Venâncio Guedes de Azevedo, pesquisador e diretor do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte do Instituto de Pesca (IP-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Argonauta.

Sobre o Instituto Argonauta

O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.

Seja um Argonauta! – Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 – 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba) / (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 – WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.

A base do Instituto está situada na Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11680-000.

Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.org, Instituto Argonauta e Instagram: @institutoargonauta