Cidades Notícias

Litoral norte de SP tem 12 pontos impróprios para banho, segundo análise da Cetesb

Tamoios News
Foto: Tamoios News

Segundo boletim mais recente de balneabilidade das praias paulistas, divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) com data de 14 de janeiro, 12 pontos analisados encontram-se impróprios para banho.

Em Caraguatatuba, dos 14 pontos monitorados, 4 receberam bandeira vermelha: Tabatinga (a 250 metros do rio), Massaguaçu, Martim de Sá e Indaiá.

Em Ilhabela, dos 10 pontos monitorados, 2 foram classificados como impróprios: Viana e Itaquanduba.

Em São Sebastião, dos 30 pontos monitorados, 2 estão com bandeira vermelha: Preta do Norte e Una.

Em Ubatuba, dos 27 pontos monitorados, 4 estão impróprios para banho: Rio Itamambuca, 2 pontos de amostragem da praia do Itaguá e Perequê-Mirim.

Conceito de balneabilidade

De acordo com a Cetesb, a balneabilidade é qualidade da água para fins de recreação de contato primário, sendo necessária para sua avaliação a utilização de critérios objetivos. Esses critérios estão baseados nas densidades de microrganismos indicadores de contaminação fecal a serem monitorados e seus valores comparados com padrões preestabelecidos, para que sejam verificadas as condições de balneabilidade de um determinado local.

Considerando-se as diversas variáveis intervenientes na balneabilidade das praias e sua relação com a possibilidade de riscos à saúde dos frequentadores, a Cetesb recomenda evitar:

  • Banhar-se em águas do mar classificadas como Impróprias;
  • Tomar banho de mar nas primeiras 24 horas, após chuvas intensas;
  • Banhar-se em canais, córregos ou rios que afluem às praias e trechos próximos a eles, pois estes estão sujeitos ao aporte de carga difusa e lançamentos irregulares de esgotos domésticos;
  • Engolir água do mar, com redobrada atenção para com crianças e idosos, que são mais sensíveis e menos imunes do que os adultos;
  • Levar cachorros à praia.