Cidades Notícias

Mais de 16 mil pessoas estão atrasadas com a segunda dose da vacina no Litoral Norte

Tamoios News
Foto: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Boletim do Grupo de Vigilância Epidemiológica XXVIII Caraguatatuba divulgado esta semana, com análise dos dados de doses aplicadas das vacinas contra a Covid-19 no Litoral Norte paulista, mostra que é alto o número de pessoas que ainda não retornaram para tomar a segunda dose. 

O boletim analisou dados consultados na última terça-feira (24/08/2021), que mostram que o número de faltosos na aplicação da segunda dose é de 6.427 em Caraguatatuba, 500 em Ilhabela, 5.614 em São Sebastião e 4.187 em Ubatuba.

O documento também mostra o número de faltosos da segunda dose por tipo de vacina e por município. Deixaram de retornar para a segunda dose da Astrazeneca 4.921 pessoas em Caraguatatuba, 317 pessoas em Ilhabela, 2.430 em São Sebastião e 1.891 em Ubatuba.

Já em relação à vacina Coronavac, 1.572 pessoas não retornaram para a segunda dose em Caraguatatuba, 250 em Ilhabela, 3.189 em São Sebastião e 2.327 em Ubatuba.

Diante desses dados, o Diretor Técnico de Saúde II do GVE XXVIII Caraguatatuba, Maurilio de Castro Bianchi, recomenda que os municípios realizem ações que tenham impacto positivo no resgate do público faltoso para a vacinação em segunda dose. Nas páginas oficiais das prefeituras da região e na imprensa local são divulgadas as datas e os locais de vacinação.

O problema do atraso para tomar a segunda dose de imunizantes contra a covid-19 ocorre em todo o Brasil. Também esta semana, levantamento feito pelo Ministério da Saúde revelou que 8,5 milhões de brasileiros não completaram o ciclo vacinal. Na avaliação por estados, os que têm mais pessoas em atraso são, na ordem, São Paulo, com 1,69 milhão; Rio de Janeiro, com 1,06 milhão; e Minas Gerais, com 1,02 milhão.

Especialistas e autoridades do setor de saúde consideram fundamental a conclusão do ciclo vacinal, uma vez que apenas a primeira dose de imunizante não garante proteção adequada contra o vírus, especialmente com a disseminação da variante Delta.

Orientações das prefeituras do Litoral Norte sobre a segunda dose

A Prefeitura de Caraguatatuba orienta aos que estão com a segunda dose atrasada a procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para completar o esquema vacinal. Porém, irá depender da disponibilidade de doses que a unidade possui no dia. A Prefeitura reforça que é muito importante a pessoa estar atenta à data marcada no cartão recebido no dia da primeira dose para garantir a sua imunização completa contra a Covid-19. Caso o cartão não tenha marcado o dia da segunda dose, é só calcular conforme a data da primeira dose: ‘CoronaVac’ são 21 dias e ‘Astrazeneca’ e ‘Pfizer’ 84 dias para a segunda dose. Vale lembrar que quem tomou Janssen não precisa de segunda dose. Caso precise de ajuda, o cidadão pode ainda entrar em contato com a Ouvidoria do Município (0800 770 0678) ou ir pessoalmente à UBS. Importante é não deixar de tomar a segunda dose.

A Prefeitura de Ilhabela informa que realiza busca ativa dos moradores da cidade que necessitam tomar a segunda dose. A Secretaria de Saúde orienta também que os munícipes procurem uma das Unidades de Saúde.

Segundo informações da prefeitura de São Sebastião, para receber a segunda dose, o munícipe deve ir ao local onde tomou a primeira dose, das 8h30 às 11h, com o cartão de vacinação e documento com foto. Caso morador de São Sebastião tenha tomado a primeira dose em outro município, deverá apresentar, também, comprovante de endereço. Quem perdeu o comprovante em papel oferecido ao receber a primeira dose da vacina deve baixar o aplicativo Poupatempo Digital, acessar a carteira de vacinação digital e fazer a impressão do comprovante.

A prefeitura de Ubatuba divulga que “a segunda dose da vacina é aplicada somente a quem apresenta o certificado da primeira dose aplicada em Ubatuba, além do documento com foto. Ela deve ser tomada no polo de vacinação em que foi feita a primeira dose. Quem tomou a primeira dose em uma unidade de saúde, deverá se dirigir ao polo mais próximo de sua residência”.