Cidades Notícias

Minicurso aborda educação para redução de riscos de desastres com foco no Litoral Norte

As inscrições para o minicurso gratuito ‘Educação para a Redução dos Riscos de Desastres (ERRD): um olhar sobre as praias do Litoral Norte de SP’, desenvolvido pela Redecost com financiamento do USP Municípios, estão abertas até o dia 20 de setembro.

Os doutorandos da USP Raquel Alfieri Galera e Edson Alves Filho, e a pós-doutoranda Ana Lúcia Gomes dos Santos, ministrarão dois encontros remotos – dias 23 e 30 de setembro – com duração total de 4 horas, para gestores, coordenadores e professores da rede pública.

“A proposta do curso é voltada para práticas didáticas de educação para a redução dos riscos de desastres buscando, dentro de um ponto de vista da educação ambiental, trazer os aspectos dos ambientes costeiros do Litoral Norte e construir uma percepção sobre como os impactos das mudanças climáticas e a elevação do nível do mar tem um grande potencial de impactar as praias da região”, explica Raquel Galera. “É muito importante engajar a sociedade e direcionar estudos para que a comunidade se fortaleça e se torne cada vez mais resiliente às mudanças climáticas”, complementa.

Os estudos vão abordar a história dos municípios do Litoral Norte, focando nos principais conflitos e questões ambientais do processo de desenvolvimento das cidades, ecossistemas das praias, mudanças climáticas e ambientais, qualidade ambiental das praias, elevação do nível do mar e erosão costeira.

 Para se inscrever, basta acessar:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeg3mfvSHkBnWwB9D7obANoD0iREXWEqNuZwth7UDm6RpmoJw/viewform 

Para mais detalhes:
https://drive.google.com/file/d/14q7OCmswHjTwzwp-jS4qQFmaX_idZuzc/view