Cidades Notícias Ubatuba

Motoristas da saúde da prefeitura de Ubatuba cobram pagamento de horas extras

Tamoios News

Nesta terça-feira (23), motoristas que trabalham na Secretaria de Saúde de Ubatuba no transporte de pacientes para atendimentos fora do município estiveram na prefeitura reivindicando o pagamento de horas extras. 

Os funcionários são efetivos concursados e afirmam que sempre receberam hora extra de acordo com as horas trabalhadas fora da jornada obrigatória, mas que agora a prefeitura estaria se negando a efetuar o pagamento.

“Os motoristas trabalham em média de 170 a 190 horas extras fora a jornada obrigatória que é de 8 horas diárias e 40 horas semanais”, explicou um motorista que prefere não se identificar. Ele integra a comissão dos motoristas da Secretaria de Saúde, que esteve em reunião tratando do assunto nesta terça-feira (23). 

Segundo o funcionário, estiveram na reunião o Secretário Municipal de Governo, Joaquim Gomes Vidal, a Diretora de Supervisão Administrativa da Saúde, Ana Cristina Elias Lourenço e a Secretária de Fazenda e Planejamento, Alethea Paula de Souza Ageu. O motorista disse que a prefeitura se comprometeu a resolver a situação após os motoristas ameaçarem fazer uma paralisação. 

Muitas pessoas seriam afetadas em caso de paralisação. De acordo com o motorista, de segunda a sábado saem duas vans à meia noite com destino a São Paulo, capital, levando pacientes de Ubatuba a diversos hospitais. Às 2h da manhã saem mais 4 vans rumo a cidades do Vale do Paraíba, como São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Pindamonhangaba. Às 3 horas saem mais 12 veículos pequenos. Sete ambulâncias viajam a Bauru, Sorocaba, Barretos, Campinas levando os pacientes acamados e pacientes com imunidade baixa para tratamento oncológico e hemodiálise. E aos domingos, normalmente, ficam de 4 a 5 motoristas para buscar as altas hospitalares e o plantão do sangue.

O portal Tamoios News questionou a prefeitura de Ubatuba, que enviou a seguinte nota:

“A Prefeitura informa que recebeu, sim, os motoristas na tarde de terça-feira, 23. Foi explicado a eles que as horas extras foram auditadas minuciosamente para que todos os apontamentos estivessem dentro da legislação vigente. Desta maneira, eles foram orientados sobre os apontamentos e demais questões que podem gerar prejuízo para a Prefeitura no futuro. Ficou definido que a categoria vai se reunir e organizar melhor a escala para evitar a sobrecarga de horas extras em um mesmo servidor, especificamente referente às viagens a SP e transporte de pacientes.”

*A matéria foi atualizada em 24/03/2021 para inclusão da nota enviada pela Prefeitura de Ubatuba.