Caraguatatuba Cidades Notícias

Motoristas de Caraguatatuba criam aplicativo próprio com tarifas mais baixas para passageiros

Tamoios News
Imagem Ilustrativa / Pixabay

Motoristas de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, que prestam serviços à Uber e 99 Pop, criaram um aplicativo próprio para concorrer com as gigantes do setor e oferecer aos passageiros tarifas mais baixas, além de promoções que irão derrubar ainda mais os valores das corridas.

Após passar por um período de testes, o Flash Mob começará a funcionar, definitivamente, a partir da próxima segunda-feira (29). Até esta quinta-feira (25), o novo aplicativo já tinha cerca de 150 motoristas cadastrados. Uma média de 300 passageiros também se cadastrou na plataforma, entre moradores e turistas, após uma divulgação “boca a boca” na cidade.

Durante o período de testes, o tempo médio de espera por um carro foi de cinco minutos. O município de Caraguatatuba possui cerca de 800 motoristas cadastrados na prefeitura, de acordo com a categoria.

Na temporada, a cidade, que tem cerca de 100 mil habitantes, recebe cerca de três vezes mais sua população fixa. Apesar de o aplicativo funcionar apenas para motoristas de Caraguatatuba, os passageiros poderão realizar viagens para municípios de todo o país.

Entre as vantagens que o aplicativo oferecerá aos passageiros está a redução da tarifa. “As viagens custarão, em média, entre 10% a 20% mais baratas que as praticadas pelos aplicativos convencionais”, revela Ricardo dos Santos, representante do Flash Mob.

Viagens canceladas

O aplicativo também quer sanar um problema enfrentado pelos passageiros, que são os constantes cancelamentos de corridas feitos por motoristas da Uber e 99 Pop. Os cancelamentos ocorrem, segundo eles, pois muitas corridas são inviáveis devido à longa distância para buscar um passageiro e, consequentemente, ao curto trajeto da viagem.

“Muitas vezes o motorista precisa se deslocar por 10km para buscar um passageiro, cujo destino dele fica a menos de 3km. Com o valor do combustível praticado hoje em dia, esse tipo de viagem fica inviável”, explica Santos.

Ainda segundo Ricardo Santos, com o Flash Mob, os passageiros não passarão por esse contratempo, já que as viagens pelo novo aplicativo não serão canceladas. “Se o Flash Mob tocar durante uma viagem que o motorista já estiver realizando, ele poderá transferir a chamada para outro parceiro. Desta forma, o passageiro não terá a chamada cancelada”.

Além desta ferramenta, ele explica que com a Uber e 99 Pop, além de os motoristas terem que se deslocar para grandes distâncias, ainda têm os descontos das plataformas em cima de seus ganhos, que muitas vezes chegam a 35%. “No Flash Mob, o motorista pagará apenas um valor simbólico a título de manutenção do aplicativo, o que tornará as viagens mais atraentes para os parceiros e, consequentemente, beneficiará os passageiros”, completa.

De acordo com Santos, foram adotados alguns critérios para que os motoristas parceiros possam atuar no novo aplicativo. Um deles é a comprovação de residência em Caraguatatuba e atuar em um ou mais aplicativos, como a própria Uber e 99 Pop, o que comprova a experiência neste segmento. “Qualquer motorista profissional poderá integrar o aplicativo, desde que atenda a alguns critérios definidos pela plataforma”, conclui Santos.

O aplicativo está disponível para Android (Google Play) e IOS (App Store).