Cidades Notícias Ubatuba

Multi-artista promove leitura cênica online do livro infantojuvenil “Tiê de Volta”

Foto: Maya Binns

A multi-artista Barbara Araujo promove, no sábado (10), às 11h, e domingo (11), às 17h, a leitura cênica online de seu livro infantojuvenil “Tiê de Volta”, que tem ilustrações da estreante Mariana Barioni e publicação da editora “Isso dá um livro”. A leitura será transmitida gratuitamente pela plataforma zoom da @casasumidouro e youtube da @barbara_araujo_art e os inscritos que participarem do zoom receberão um exemplar do livro. O projeto faz parte do Proac Editais, n. 20/2020 – Produção e Publicação de Obras de Ficção Infanto-Juvenil, do Governo do Estado de São Paulo. As inscrições são limitadas e acontecem pelo Sympla.

A ação também prevê entrega gratuita de exemplares do livro para o Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto, e para a rede municipal de ensino e Biblioteca Municipal de Ubatuba.

O processo de invenção e narração de histórias coletivas entre adultos e crianças é a “pedra preciosa” deste projeto. “Para mim, narrar é um gesto de cuidado com o outro, que permite abrir espaços para (re)significar experiências e levar a passear entre mundos, dos mais distantes aos mais conhecidos”, revela a escritora. “A ideia é compartilhar saberes e experiências a partir da observação da poesia do cotidiano, abrindo espaço para as inspirações que passam despercebidas e que podem fortalecer o diálogo entre adultos e crianças.”

Neste segundo livro da história de Tiê, a menina peixa-passarinha que nasce na espuma do mar e ganha asas para voar pela imensidão do mundo, a personagem retorna ao mar após pousar nas diversas paisagens que compõem nosso Brasil: do sertão ao interior paulista, passando pelo cerrado e Amazônia, até a menina retornar ao oceano. “A base da pesquisa para esta construção narrativa é a experiência em narrar histórias inventadas para as minhas duas filhas. Compõe esse imaginário a seleção de 7 regiões brasileiras e seus animais em um tempo-espaço presente: aqui e agora”, informa Barbara.

Sobre Barbara Araujo

Mãe de duas meninas, brincante, atriz, dramaturga, educadora, palhaça e entusiasta das artes. Uma aquariana do século passado, aos 44 anos experimenta a vida artística virtual expandido as práticas de presença. Graduada em Letras Inglês Licenciatura pela (PUC-SP), é Mestra em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Como dramaturga escreveu: “Elas”, pelo Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Foi professora do curso Literatura com foco em dramaturgia da FundArt Ubatuba e arte-educadora na ONG Gaiato. Criou as “edições bárbaras”, escreveu o livro “Tiê”, e criou os espetáculos teatrais “Descarte”, “Que Luz!?!”, “Do Nascer ao Falar”. Em parceria com o “UM, DOIS, TRÊS Coletivo Teatral”, deu inicio ao Bloco “Ubamirim”. Durante a pandemia, criou o trabalho musical Barbarinna e os ETC, em parceria com os músicos Marcus Binns, Marcelo Voos e Tomás Bastos, além das artes virtuais: Aranha_Cibernética; Nós_ComFia; En_Cantos Me Abro; Parte_Ria; Live_Selvagem; Valentine Selfie-Journal; Gra_Vida_Des.

Para conhecer mais sobre ela, entre em suas redes sociais: @barbara_araujo_art e visite seu site http://baraujo.art.br/

Sobre a CasaSumidouro

Localizada na periferia urbana da cidade de Ubatuba/SP, é um centro de produção artística, propostas e pesquisas arte-educativas.

Serviço

Leitura cênica do livro infantojuvenil “Tiê de Volta”

Sábado: 10 de julho, às 11h

Inscrições pelo Sympla: https://bit.ly/3gK1Ty4

Domingo: 11 de julho, às 17h

Inscrições pelo Sympla: https://bit.ly/3gL0857