Caraguatatuba Cidades Notícias

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba participa do evento nacional 15ª Primavera dos Museus

Tamoios News

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba elaborou um evento especial para sua participação na 15ª Primavera dos Museus. A Primavera dos Museus é um evento anual direcionado às instituições museológicas de todo o país, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM.

Em 2021 o tema escolhido pelos organizadores do evento é Museus: Perdas e Recomeços, em referência ao impacto da pandemia na vida cotidiana e o papel dos museus como o lugar da guarda daquilo que “sobrou de momentos grandiosos ou terrivelmente tristes da experiência e da vida humana”, trazendo uma mensagem de esperança, pois os Museus também podem devolver à sociedade a reflexão, o acolhimento e o recomeço.

Comungando da mensagem implícita no tema da 15ª Primavera dos Museus, o MACC elaborou um seminário virtual, um webinário voltado ao público, sobre um importante momento de sua história. Prestes a completar 20 anos, o MACC está passando por uma reformulação interna que abarca sua requalificação tipológica como museu de cidade e a elaboração de seu Plano Museológico, documento fundamental para a sistematização de seu trabalho interno e que organiza sua atuação.

A programação do webinário conta com a participação de museólogas referências em seus campos de atuação, além da importante colaboração das equipes do Museu da Cidade de São Paulo, instrumentalizando o público sobre temas que contribuem para o diálogo na construção do Plano Museológico do MACC.

Serão cinco encontros:

Dia 20 de setembro, segunda-feira, 9h da manhã

Neste dia o tema do encontro será MACC: Plano Museológico para a tipologia de museu de cidade. O setor técnico do MACC fará um breve apanhado da história do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e, posteriormente, apresentará o embasamento para a nova caracterização tipológica do MACC.

Dia 21 de setembro, terça-feira, 9h da manhã

A museóloga e pesquisadora mineira Julianne Paranhos, com o tema Museu de Cidade: definições, discursos e pesquisa museológica, nos apresenta o conceito desta tipologia de museu trazendo elementos que colaboram para a ampliação do entendimento sobre Museu de Cidade e suas implicações técnicas.

Dia 22 de setembro, quarta-feira, 9h da manhã

Neste dia, a museóloga Profa. Dra. Manuelina Duarte Cândido aborda a Gestão de Acervos e o Plano Museológico, nos apresenta o desafio da gestão museológica a partir de diretrizes conceituais que qualificam a atuação dos museus.

Dia 23 de setembro, quinta-feira, 9h da manhã

O webinário realiza um diálogo com o Museu da Cidade de São Paulo, pioneira desta tipologia museológica em nosso pais, na fala A experiência da elaboração do Plano Museológico na perspectiva do Museu da Cidade de São Paulo, a cargo de Paula Talib Assad, Coordenadora do Programa de Museologia e Acervos Municipais e Danilo Montingelli, Coordenador do Programa Diálogos.

Dia 24 de setembro, sexta-feira, 9h da manhã

Encerrando o webinário, neste dia teremos a colaboração da Profa. Dra. Martha Marandino trazendo a fala Aspectos do fenômeno educativo nos museus, fazendo uma reflexão sobre esta importante dimensão das instituições museológicas.

O webinário é gratuito e será transmitido pela plataforma Zoom com inscrições pelo Simpla. Para aqueles com 75% de presença no evento, serão fornecidos certificados.

Mais informações
(12) 3883-9980 e pelo site do MACC www.museumacc.org