Cidades Ilhabela Notícias

Nadadores se preparam para desafiadora etapa Swim Alcatrazes 2022 em Ilhabela

Tamoios News

Uma verdadeira prova de superação e resistência. No mês de fevereiro de 2022, os nadadores disputam a competição na imponente Ilha de Alcatrazes com percursos de 1,3k, 3,8k e 7k, pela etapa Swim Alcatrazes 2022.

A prova será realizada no dia 19 de fevereiro, com embarque no píer da Praia do Perequê, em Ilhabela, e reunirá os amantes da natação neste importante desafio, como é o caso da nadadora Marcela Antunes, moradora de Ilhabela, que aguarda ansiosa pela competição.

“Farei a prova de 3,8k e está será minha primeira vez em Alcatrazes. Certamente um grande desafio pessoal nadar em alto mar. Estou animadíssima, pois considero um privilégio poder nadar em uma unidade de conservação. Mais que a prova em si, acredito que reunir esportistas, nadadores por lá é um modo de celebrarmos a natureza, a saúde e bem-estar tanto da biodiversidade presente no refúgio. Enfim um momento de comunhão. Considero a natação o esporte de maior integração com o meio-ambiente, não há ferramentas, só nós e o mar”, declarou Marcela.

Sobre sua rotina de treinos, Marcela Antunes conta que além dos treinos realizados nas piscinas públicas da Prefeitura de Ilhabela, a nadadora tenta nadar uma vez na semana no mar. “Fora a parte do nado, faço academia, funcional e remo de canoa polinésia, uma boa alimentação e suplementação, que também faz parte do treino. Sem dúvidas, Ilhabela é um local perfeito para quem gosta de esporte, natureza e desafios”.

O ultramaratonista de águas abertas e secretário de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela, Harry Finger, destaca que “é uma prova difícil por se tratar de mar aberto. Para a distância de 7k a experiência é essencial. Sem dúvidas, uma prova especial, num local único e paradisíaco, onde geralmente a água tem uma visibilidade há mais de 20 metros”.

O evento conta com apoio da Prefeitura de Ilhabela. As inscrições para a prova ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento (https://swimalcatrazes.com.br). De acordo com a organização, durante o processo de inscrição, o participante já atesta estar em boas condições físicas, porém, caso o último exame tenha mais de seis meses, a sugestão é realizar nova avaliação médica. Atletas idosos e PCD terão desconto na hora da inscrição.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela