Caraguatatuba Cidades Notícias

No Dia Mundial da Limpeza (19), voluntários realizam ações nas praias e mar de Caraguatatuba

Tamoios News

Neste sábado (19) é comemorado o Dia Mundial da Limpeza 2020 (World Cleanup Day) e para que a data não passe em branco, voluntários se unirão em prol da causa e promoverão diversas ações de limpeza pelas praias de Caraguatatuba.

A data marca a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte inadequado de resíduos sólidos urbanos, considerando que 80% da poluição marinha derivam do continente.

A ação será realizada nas praias Martim de Sá (lado direito), Capricórnio (Lagoa Azul) e no Camaroeiro, das 9h às 12h. Um grupo de mergulhadores também fará a limpeza dentro do oceano, na praia Martim de Sá.

A atividade respeitará todas as medidas de prevenção, com distanciamento entre pessoas, uso de máscara de proteção, luvas e álcool em gel.

A iniciativa conta com a participação da Prefeitura de Caraguatatuba, com parcerias da Marinha do Brasil, por meio da Delegacia das Capitanias dos Portos em São Sebastião; do Grupo Escoteiro do Mar Guaravita; da empresa de limpeza pública Pioneira e da Escola de Mergulhadores Aqua Scuba.

Em 2019, a ação de limpeza de praias recolheu mais de 700 kg de resíduos das praias Martim de Sá, Porto Novo, Centro, Camaroeiro, Mococa, Cocanha e Indaiá.

Mais informações na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – Setor de Educação Ambiental, pelo telefone: 3897-2530 (das 9h às 14h).

A população também poderá realizar ações dentro de casa, com o conceito ‘EU CUIDO DO MEU QUADRADO’. Saiba como:

  • Limpeza Ambiental, com a eliminação de focos de dengue e reciclagem;
  • Limpeza Solidária, com doações para reuso;
  • Limpeza Digital, exclusão de itens desnecessários dos dispositivos, como computador, smartphones, notebooks;
  • Limpeza Mental, com a prática de dança, esporte, meditação, entre outros.

Tudo isso sem sair de casa. Mobilize amigos, vizinhos e familiares a praticarem de dentro de suas residências as atividades propostas para o Dia Mundial da Limpeza e após, que esses novos hábitos sejam incorporados no dia a dia.

*Informações da Prefeitura de Caraguatatuba