Caraguatatuba Cidades Notícias

Oncologista do Hospital Regional do Litoral Norte tira dúvidas sobre o câncer de mama

Tamoios News

Neste mês, o tema do câncer de mama passa a ser mais comentado devido à campanha do Outubro Rosa. Mas nem sempre divulgações nas redes sociais ou nas demais mídias são capazes de esclarecer muitas dúvidas que rondam as mulheres sobre esse assunto.

Pensando nisso, o Grupo de Trabalho da Humanização do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) promoveu na última quinta-feira, dia 21, uma palestra com a oncologista Dra. Rosiely Melo Tavares, no auditório da unidade.

Durante o evento, aberto para todos os trabalhadores do HRLN, a médica, hoje atuante no setor de oncologia do hospital, tirou dúvidas sobre o câncer de mama.

Confira abaixo algumas das questões respondidas pela especialista:

O que é o câncer?

Todo câncer tem origem numa anormalidade no nosso material genético. É um defeito de “fabricação” da célula. Assim, a célula vai se dividindo até formar um tumor. Portanto, todo câncer é um tipo de tumor maligno, porque tem uma má divisão descontrolada.

Com o crescimento do tumor, algumas células podem se espalhar através da circulação sanguínea e chegar a outros órgãos, como pulmão, fígado, ossos. É o que chamamos de metástases.

Qual a incidência do câncer de mama?

É o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo (exceto pele não melanoma). Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 62 casos a cada 100 mil mulheres. Ele ocupa o 1º lugar em mortalidade por câncer entre mulheres no Brasil – segundo dados do INCA.

Há vários tipos de câncer de mama?

Sim. Há vários tipos de câncer de mama, que podem evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente, dependendo de características próprias de cada tumor.

Grande parte dos casos têm boas respostas aos tratamentos, principalmente se a doença for diagnosticada precocemente. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, menos de 1% do total de casos da doença.

Quais são os fatores de risco para o câncer de mama?

O câncer de mama não tem uma causa única. A idade é um dos mais importantes fatores de risco (cerca de 4 em cada 5 casos ocorrem após os 50 anos). Alguns fatores de risco são:

– Primeira menstruação antes dos 12 anos.

– Não ter tido filho ou 1ª gravidez após os 30 anos.

– Não ter amamentado.

– Menopausa após os 55 anos.

– Uso de contraceptivos orais por tempo prolongado.

– Reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de 5 anos.

– Histórico familiar de câncer de ovário, de câncer de mama em homens e de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos.

– Mulher que possui alterações genéticas herdadas da família, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2, tem risco elevado de câncer de mama. Vale lembrar que apenas 5 a 10% dos casos da doença estão relacionados a fatores genéticos/ hereditários.

– Obesidade e sobrepeso, principalmente após a menopausa.

– Sedentarismo.

– Consumo de bebida alcoólicas e tabagismo.

– Dieta rica em gordura animal e pobre em fibras.

– Exposição frequente a radiações ionizantes (ex. raios x, mamografia e tomografia).

Como prevenir?

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com adoção de hábitos saudáveis, como: atividade física regular; dieta saudável; peso adequado; evitar bebidas alcóolicas e tabagismo; para quem tem filhos, amamentar; evitar terapia de reposição hormonal e anticoncepcionais orais.

Quando fazer os exames preventivos?

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda iniciar o rastreio (com mamografia) aos 40 anos e fazer anualmente até os 74 anos. Mulheres com risco elevado de câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação de risco e definição da conduta a ser adotada. É importante realizar a consulta regular com ginecologista! A detecção precoce é fundamental para o sucesso no tratamento.

Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?

– Nódulo ou tumor na mama, endurecido, fixo e geralmente indolor.

– Alterações na pele que recobre a mama, como coloração avermelhada abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja.

– Podem também surgir nódulos palpáveis nas axilas ou menos comumente no pescoço.

– Saída espontânea de líquido ou sangue por um dos mamilos.

Na presença de quaisquer sinais, como esses, é necessário procurar seu médico.

Fonte: Instituto Sócrates Guanaes (ISG) / Texto: Thaís Almeida