Cidades Notícias São Sebastião

Passageiras reclamam do transporte coletivo em São Sebastião

Tamoios News

O portal Tamoios News conversou com usuárias do transporte coletivo de São Sebastião de diferentes linhas. Na opinião delas, o serviço prestado pela empresa SOU São Sebastião, que assumiu o transporte na cidade em junho de 2021, não tem sido satisfatório.

Jessica de Vilarinho de Lima utiliza de segunda à sexta-feira a linha Enseada X Barequeçaba. “Tá horrível. Você entra no site para ver os horários e tá tudo errado, os ônibus não passam na hora que eles colocam no site”, afirma. Além dos horários, ela também reclama da lotação, que os ônibus estão velhos, que o ar condicionado em alguns ônibus não funcionam ou estão vazando água nos passageiros.

Larissa Vitória Nascimento dos Santos, estudante de direito, utiliza a linha Boracéia X Cascalho. As queixas dela são semelhantes às de Jéssica, que a empresa não está cumprindo o horário que está no site e que o ar condicionado fica pingando nos passageiros. Para ela, a mudança da Ecobus para a nova empresa não trouxe melhorias, o transporte continua ruim.

Acidente 

A reportagem também conversou com uma usuária do transporte que estava no ônibus da linha Boracéia X Cidade envolvido em um acidente ontem (09). Ela relatou que primeiro o motorista bateu a quina do ônibus numa mureta de proteção nas margens da pista, perto de Calhetas, assustando os passageiros. 

“Depois, chegando perto de Guaecá, bem antes de começar a descida, o ônibus perdeu a direção e quebrou o eixo das rodas traseiras. E uma das peças acho que bateu no pneu com força e com a pancada estourou o pneu. Algumas pessoas tiveram que fazer um comboio para descer a pista, e como o ônibus ficou atravessado na pista alguns passageiros fizeram pare e siga, na subida e descida dos carros, para não haver outro acidente mais grave”, contou a moradora. Depois alguns passageiros desceram até o ponto de Guaecá para pegar outro ônibus.

Além do risco que correu no acidente, a usuária do transporte, que costuma utilizar as linhas Cidade X Boracéia e Cascalho X Boracéia, também se queixou de atrasos em relação aos horários divulgados pela SOU São Sebastião. “Acaba prejudicando a gente que é trabalhador e precisa cumprir horário”, disse. Ela relatou, ainda, que são recorrentes casos de ônibus quebrados que deixam passageiros no meio do caminho.

O portal Tamoios News questionou a prefeitura e a SOU São Sebastião sobre as reclamações a respeito da qualidade do transporte público, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.